Fontes informam que Jefferson Monteiro, criador da Dilma
Bolada, recebe R$ 120 mil mensais do PT para manter a sua personagem, além de
amplo apoio publicitário para anunciar no facebook. É uma das estrelas do
encontro petista para organizar o jogo sujo nas redes sociais. Notícia abaixo é
do Estadão.
A um custo de R$ 400 mil, o PT começou ontem a treinar
militantes do partido para aumentar e capacitar o time do partido que faz
política nas redes sociais. Em um "camping digital" que ocorre até
amanhã à noite em São José dos Campos, no interior paulista, cerca de 2 mil
inscritos participam de debates, palestras e oficinas que têm por objetivo formar
o exército virtual da sigla que vai atuar nas eleições de outubro.
Em sua maior parte instalados em barracas do camping, dentro
de um clube da cidade, os petistas começaram a chegar para o evento na noite de
sexta-feira. São uma mescla de jovens e adultos, de diversos Estados: uns
familiarizados com a rede e dispostos a discutir estratégias e outros que ainda
engatinham no mundo digital. Entre os campistas, vereadores, assessores
parlamentares e militantes em geral. Poucos portavam netbooks ou outros gadgets
(aparelhos eletrônicos portáteis).
Nos três dias, frequentarão eventos que vão da tecnologia -
"como usar um editor de imagens", "como formar e articular
redes", "fotografia para o ativismo" - às estratégias
-"como fazer seu blog acontecer", "meme, como fazer um
viral" -, passando pelo conteúdo -"novos movimentos de juventude,
manifestações globais e as novas utopias pós-capitalistas" e "reforma
política e a crise da democracia representativa".
Ontem pela manhã, em uma das tendas, duas militantes virtuais
do PT ensinavam como criar e gerenciar um perfil no Facebook e no Twitter.
Kátia Figueira instruiu os presentes a separar as postagens pessoais das
profissionais. "Como pessoa, você pode até falar da novela. Como partido,
não", sustentou. Alguém quis saber, então, o que ela achava do perfil
oficial da presidente Dilma Rousseff no Facebook ter compartilhado, no início
do mês uma animação da presidente mandando um "beijinho no ombro",
como no hit da funkeira Valeska Popozuda.
"A gente não quer atrair só o pessoal da esquerda,
queremos atrair a direita. Queremos atrair a juventude. Quem atrai a juventude?
Valeska Popozuda", disse ela. "Mas sou contra o pancadão político,
bater por bater! Bloqueie quem te agredir. É melhor você eliminar uma pessoa
agressiva do que alimentar o ódio dela. Se chamar de petralha, nem precisa
responder!"
Em outra tenda, jovens militantes do partido falavam sobre a
importância de articulação nas redes. "Temos que nos sensibilizar que
aquele é o novo espaço em disputa. "Hoje um idiota de direita com cinco
milhões de seguidores faz um estrago que não conseguimos conter com nossos
militantes", disse o palestrante Tiago Pimentel.
Uma campista pediu a palavra e relatou que uma colega de
partido criou uma página no Facebook com o mote do "Volta, Lula".
"Aquela página pode ser um tiro no pé. Se estamos querendo Lula de novo, é
porque a Dilma não deu certo. Se a Dilma não deu certo, por que o (Alexandre)
Padilha (pré-candidato petista em São Paulo) vai dar? Se a gente massificar
aquela página, a mídia pode falar 'nem o PT está se entendendo.'"
O secretário estadual de comunicação do PT, Aparecido Luiz
da Silva, o Cidão, rechaçou o termo "guerrilha" que tem sido usado
para se referir à formação digital da militância. "Dizem que estamos
contratando gente. Não pagamos ninguém. O PT já é uma rede social muito antiga.
É um partido que tem capilaridade."
Nenhum comentário:
Postar um comentário