quinta-feira, 1 de maio de 2014

Oposição irá à Justiça contra pronunciamento de Dilma

Por Reinaldo Azevedo – VEJA

Na VEJA.com:

A oposição reagiu ao pronunciamento da presidente Dilma Rousseff feito nesta quarta-feira em cadeia nacional de rádio e televisão. O grupo assegurou que questionará a fala no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por considerar que se trata de campanha eleitoral antecipada. As informações foram divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo.

O vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), afirmou que o departamento jurídico do partido “certamente” acionará o TSE. “A primeira conclusão é que é necessário acabar com o processo de reeleição no Brasil porque o abuso é desmedido. O que ela fez foi campanha eleitoral antecipada e com dinheiro público. É um ritmo de discurso eleitoral com discurso mentiroso. Quando ela aborda a questão da corrupção, ela fala o contrário do que o seu governo faz: em vez de combater a corrupção, coloca a sujeira embaixo do tapete.”

O líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), também defendeu a medida. “Vou propor à Executiva do partido que entremos com uma representação na Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) porque o que ela fez foi um palanque eleitoral com recurso público. O PT privatizou a fala presidencial. O horário gratuito é para ser utilizado para pronunciamento de chefe de Estado e agora está privatizado a favor de um partido. Vamos reestatizar isso. É uma aberração. Estão apelando porque ela está despencando na popularidade e agora promete tudo a 60 dias do começo da campanha.”

Para o senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato ao Planalto, o pronunciamento de Dilma “representa o desespero de um governo acossado por sucessivas denúncias de corrupção e uma presidente da República fragilizada pelo boicote da sua própria base, protagonizando um dos mais patéticos episódios já vistos na política brasileira”.

Para o candidato tucano, Dilma abdicou “uma vez mais, da necessária compostura que deveria ter ao utilizar um instrumento de Estado, como a cadeia de rádio e televisão, para fazer campanha política e atacar os adversários”.

Na visão de Aécio, “Dilma Rousseff fala de um país que não é o nosso, onde a inflação é obra do acaso e não dos desacertos do seu governo. Da mesma forma, debita a perda de credibilidade da Petrobras à fiscalização e cobranças das oposições e não como resultado da ação daqueles que transformaram a maior empresa brasileira em um balcão de negócios, sob grave suspeição”.

Para ele, o tom do pronunciamento foi “certamente orientado por seu marqueteiro”. “A presidente tenta, como se fosse possível, encarnar o atual sentimento de mudança existente no país. Ela ainda não percebeu, mas perceberá, que a mudança pela qual clamam mais de 70% da população brasileira não inclui a sua permanência no poder”, afirmou o tucano.

Padilha, Haddad e Berzoini são vaiados e escorraçados na festa da CUT. Expulsos e proibidos de discursar.

:  
A notícia do Brasil 247, portal chapa branca que venda a mãe para falar bem do PT, é uma delícia! Leiam abaixo:

Ex-ministro Alexandre Padilha, que concorre ao governo de São Paulo pelo PT, tentou discursar no Primeiro de Maio da Central Única dos Trabalhadores, mas foi impedido por vaias de manifestantes, que também atiravam latas e pedras contra o palco; o mesmo aconteceu com o prefeito Fernando Haddad, que saiu indignado, e com o ministro Ricardo Berzoini; CUT já tinha sinais, antes mesmo do evento, de que haveria infiltração de grupos dispostos a promover atos de hostilidade contra petistas; clima de caça às bruxas.

247 - O Partido dos Trabalhadores enfrenta hoje um ambiente de caça às bruxas. No mesmo dia em que José Genoino foi preso novamente em decorrência da Ação Penal 470, representantes estelares do partido foram impedidos de discursar no Primeiro de Maio da Central Única dos Trabalhadores, a CUT. Ou seja: mesmo jogando "em casa", petistas foram hostilizados.

A festa do Dia do Trabalho, realizada no Vale do Anhangabaú, chegou ao fim sem que o pré-candidato Alexandre Padilha, o prefeito Fernando Haddad e o ministro Ricardo Berzoini pudessem falar. Ao serem anunciados, foram hostilizados com vaias, pedras e latas atiradas ao palco por manifestantes – desde cedo, dirigentes da CUT trabalhavam com a informação de grupos organizados se infiltrariam no evento com o propósito de hostilizar petistas, para, assim, produzir cenas fortes para emissoras de televisão.

Haddad tentou falar, pediu calma várias vezes e disse que era importante realizar o "ato político". No entanto, diante do clima de hostilidade, deixou o palco demonstrando indignação. O mesmo aconteceu com Ricardo Berzoini. Quando chegou a vez de Padilha, ele pôde falar apenas "bom dia, boa tarde, boa noite". Saiu também sem fazer o seu discurso.

Mensaleiro José Genoino se entrega e volta a cumprir pena por corrupção no Complexo da Papuda


jose_genoino_29Camisa listrada – A farsa da cardiopatia grave de José Genoino Neto, que lhe rendeu alguns meses de prisão domiciliar, terminou por volta das 15 horas desta quinta-feira (1), quando o mensaleiro adentrou ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, cumprindo ordem expressa do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, que deu prazo de 24 horas para que o petista retornasse à prisão.

Condenado a quatro anos e oito meses de prisão por corrupção ativa, Genoino ficará inicialmente no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), onde também encontra-se o Ali Babá do Mensalão do PT, o ex-deputado José Dirceu de Oliveira e Silva, o Pedro Caroço.

A decisão de Barbosa foi tomada com base em laudo médico emitido por cardiologistas que avaliaram José Genoino. No documento, entregue ao STF no começo desta semana, os médicos destacaram que o quadro de saúde do petista está “plenamente estabilizado”.
O presidente do STF, em sua decisão, afirma que a recente perícia médica “indica, claramente, a ausência de doença grave que constitua impedimento para o cumprimento de pena no regime semiaberto”.

“O quadro clínico do condenado José Genoino não apresenta qualquer singularidade comparado ao de centenas de outros detentos que atualmente cumprem pena privativa da liberdade no Distrito Federal. Os dois laudos fornecidos pela junta médica oficial (que o apenado não conseguiu desqualificar) afirmam taxativamente que o quadro clínico do condenado não apresenta a gravidade alegada”, frisou Barbosa.

Cumpridas as formalidades que seguem o ato prisional, José Genoino poderá pleitear o direito ao trabalho externo, o que permitirá ao petista sair para trabalhar durante o dia. No caso de o pedido ser aceito pela Justiça, o mensaleiro será transferido para o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Brasília, onde estão os presos com autorização para trabalhar externamente, como Delúbio Soares e Valdemar Costa Neto.

Enquanto isso não acontece, Genoino terá de dividir com o “companheiro” José Dirceu uma confortável cela de 23 metros quadrados, com mordomias a que presos comuns não têm direito, como chuveiro elétrico, forno de microondas e TV de plasma. Ou seja, um espaçoso quarto de hotel fincado no Planalto Central e custeado pelo suado dinheiro do contribuinte.

COM ÓTIMA SAÚDE, JOSÉ GENOÍNO VOLTA A CONVIVER COM SEUS AMIGOS NA PAPUDA.


Depois de mais de 160 dias em prisão domiciliar temporária e passagens pelo hospital, o ex-presidente do PT José Genoino (PT-SP) se apresentou nesta quinta-feira no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, para voltar a cumprir sua pena pela condenação no julgamento do mensalão. O petista foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a quatro anos e oito meses de detenção por corrupção ativa.

Genoino retornou à Papuda às 15 horas desta quinta, acompanhado do advogado Cláudio Alencar, e foi encaminhado para o Centro de Internamento e Reeducação (CIR), onde também cumpre pena o ex-ministro José Dirceu. A partir de 25 de agosto, Genoino terá direito à progressão de pena, podendo ser beneficiado com o regime aberto.

Presidente do PT quando o esquema do mensalão operava a todo vapor, Genoino teve a prisão decretada no dia 15 de novembro, mas passou mal na Papuda e recebeu autorização judicial para cumprir a pena temporariamente em casa. Inicialmente, ficou na casa de um amigo no Guará, região administrativa do Distrito Federal. Depois, alugou uma casa em um bairro de classe média de Brasília, onde estava até esta quinta-feira.

Na reta final do julgamento, a defesa do ex-presidente do PT apresentou uma série de pedidos para que o mensaleiro conseguisse autorização definitiva para ficar em prisão domiciliar. Genoino foi submetido a uma cirurgia cardíaca no ano passado e alega que necessita de condições especiais. Ele chegou a apresentar também um pedido de aposentadoria por invalidez na Câmara dos Deputados. Porém, apesar das sucessivas tentativas, juntas médicas de cardiologistas atestaram que ele não é portador de cardiopatia grave que justifique o benefício.

Na última segunda-feira, um laudo médico foi definitivo para que o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, determinasse o retorno do petista para a Papuda. O documento assinado por quatro cardiologistas e cirurgiões do Hospital Universitário de Brasília (HUB) atestou que Genoino apresenta estado de saúde “estável” e sem gravidade.

Discurso marketeiro de Dilma sinaliza que inflação é o tema que mais impacta sua reeleição

 
“Aumento real do custo de vida” ou “perda do poder de compra”. O nome que quiserem dar ao fenômeno inflacionário, de depreciação do sempre irreal Real, é a maior preocupação de Dilma Rousseff em seu nada fácil plano reeleitoral. O discurso dela ontem, ampliando o bolsa família, reajustando a tabela do Imposto de Renda em 4,5% (como de costume abaixo da inflação de 5,91% do ano passado) e o aumento do salário mínimo, são indicativos de que a economia, não tão bem quanto propagandeada oficialmente pelo governo, é sua dor de cabeça – maior até que as habituais denúncias cabeludas de corrupção.

Foi uma linda peça de marketagem o discurso da Presidenta, em cadeia de rádio e televisão, para exaltar o Dia do Trabalho. O publicitário João Santana e o Secretário de Comunicação da Presidência, Thomas Traumann, merecem um Oscar de efeitos especiais. A parte em que Dilma ressaltou o “combate incessante e implacável à corrupção foi tocante: “Isso não vai nos inibir de apurar mais, denunciar mais e mostrar tudo à sociedade, e lutar para que todos os culpados sejam punidos com rigor. O que envergonha um país não é apurar, investigar e mostrar. O que pode envergonhar um país é não combater a corrupção, é varrer tudo para baixo do tapete. O Brasil já passou por isso no passado e os brasileiros não aceitam mais a hipocrisia, a covardia ou a conivência”.

Na mesma linha de discurso da Presidenta-candidata, seu mentor, o Presidentro Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a festança em que recebeu o título de cidadão honorário de Santo Andre (ABC), no final da noite de ontem, para desenhar a mesma imagem ficcional de um governo petista combatente da corrupção. Lula voltou a culpar “o preconceito arraigado na mente de uma elite que não muda” pelos ataques a ele e ao PT.

O velho discurso canhoto de luta de classes foi reeditado pelo chefão $talinácio (como diria Agamenon Mendes Pedreira): “Eles que não gostam de nós, que têm preconceito contra o PT, que não gostam de mim, é por causa disso. Não é pelas coisas erradas que nós fazemos, é pelas coisas certas. Porque o Prouni e o Fies permitem que a filha da empregada doméstica possa ser médica, que o filho do pedreiro possa ser engenheiro, que o filho do jardineiro possa ser advogado”.

O jornalista escroque Agamenon também deve ter ficado PT da vida com outra mania de Lula, repetida sempre que as coisas não andam bem para o lado do seu grupo político: os ataques à imprensa. Ao reclamar que a mídia anda construindo uma imagem negativa do Brasil nesta fase pré-Copa do Mundo da Fifa, Lula cometeu até uma ironia esquisita, exigindo que os meios de comunicação “falem a verdade”: “As pessoas ficam assistindo a televisão falando bem de nós, e como falam bem. Eu até acho que a imprensa é chapa-branca de tanto falar bem da Dilma”.

Abusando da capacidade ficcional de sempre, Lula voltou a mandar um recado à oposição de que não teme manifestações contra ele, Dilma ou o governo, principalmente durante a Copa, que é seu xodó de marketing: “Quem imagina que nessa altura do campeonato, com 68 anos, dos quais 38 fazendo protesto, eu vou ter medo de protesto? A Dilma com 20 anos, a 'bichinha' tava presa, foi torturada, tomou choque pra tudo quanto é lugar, por protestar. Ela agora vai ter medo de protesto?
Eu vejo as pessoas tentando justificar... dizendo que vai entrar R$ 2 bilhões, 3 bilhões, 4 bilhões. Não importa quanto vai entrar. A Copa do Mundo é um estado, um momento de encontro de civilizações em que o Brasil precisa mostrar a sua cara".

Nesse ponto final, Lula tem alguma razão. O problema, justamente, será a cara do Brasil que será vista: a inventada pela marketagem ou a verdadeira, cheia de problemas para os quais não há vontade política de resolver ao longo da História?

Discursagem


Bolsonaro na disputa?

Dificilmente o Partido Progressista, que integra a base governista de Dilma Rousseff, vai permitir que Jair Bolsonaro saia candidato à Presidência da República.

O deputado federal, que eletriza os setores conservadores e deixa PT da vida a esquerda, deverá se contentar com sua reeleição à Câmara dos Deputados.

Bem que Bolsonaro na disputa ajudaria a tirar o comodismo de todas as candidaturas de esquerda – como as de Dilma, Aécio Neves, Eduardo Campos e Randolfe Rodrigues e outros menos votados...

Sugestão


O desafio é a nossa energia – para patrocinar...

No discurso em cadeia de rádio e televisão, Dilma tentou transmitir a imagem de que não teme a CPI da Petrobras – que, aliás, tem tudo para acabar em pizza, pois será presidida por um peemedebista e relatada por um petista.

Indiretamente, Dilma mandou um recadinho não só aos políticos de oposição, mas principalmente aos grandes meios de comunicação que são dependentes e viciados nas milionárias verbas de publicidade da estatal de economia mista, para que parem de usar a empresa para ataques políticos ao governo:

“A Petrobras é a maior e mais bem-sucedida empresa brasileira. É um símbolo de luta e afirmação do nosso país. É um dos mais importantes patrimônios do nosso povo. Por isso a Petrobras jamais vai se confundir com atos de corrupção ou ação indevida de qualquer pessoa. O que tiver de ser apurado deve e vai ser apurado com o máximo rigor, mas não podemos permitir, como brasileiros que amam e defendem seu país, que se utilize de problemas, mesmo que graves, para tentar destruir a imagem da nossa maior empresa. Repito aqui o que disse há poucos dias em Pernambuco: não transigirei, de nenhuma maneira, em combater qualquer tipo de malfeito ou atos de corrupção, sejam eles cometidos por quem quer que seja. Mas igualmente não vou ouvir calada a campanha negativa dos que, para tirar proveito político, não hesitam em ferir a imagem dessa empresa que o trabalhador brasileiro construiu com tanta luta, suor e lágrimas”.

Recuperar é preciso...


Energia cara
O professor Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), adverte que o leilão de energia A-0, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica e tão festejado pela turma da Dilma, mais uma vez mostra que o governo administra o setor elétrico com medidas de curto prazo:
“O leilão não resolve o problema da crise energética no longo prazo nem descarta a necessidade de racionamento, porque não traz energia nova ao sistema. É um leilão que resolve um problema financeiro e fiscal. Vai permitir que o Tesouro e a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) coloquem menos dinheiro este ano do que colocariam se não tivesse o leilão. Mas não resolve a questão do racionamento”.
Adriano Pires avisa que, na verdade, foi contratada a venda cara de energia para os próximos anos, o que pode acabar sobrando para o consumidor...

O desafio é entregar a energia leiloada...

O preço médio do MW comercializado no A-0 foi de R$ 268, pequeno deságio contra o preço teto que era de R$ 271 para a eletricidade gerada a partir de térmicas e R$ 262 para a das hidrelétricas.

Mas a grande questão é se os vencedores terão capacidade de entregar a energia necessária, já que ontem foram negociados 2.046 megawatts, enquanto as distribuidoras precisam de 3,2 mil megawatts.

Poder Capimunista

As “estatais” novamente mandaram nos destinos do leilão – que durou apenas 18 minutos.

Petrobras, Furnas e Eletronorte entraram com 68% da energia vendida.

Quanta Geração, Tractebel, Votener, BTG Pactual, EDP e Itiquira, junto com uma térmica movida a biomassa de São Borja, compõem o time do setor privado.

Padilha repetitivo...


Melhor trocar de pai de santo...

A Petrobras entrou no negócio com suas térmicas movidas a gás natural: Barbosa Lima Sobrinho (RJ), Euzébio Rocha (SP), Governador Leonel Brizola (RJ) e Luís Carlos Prestes (RS).

Apenas para comprovar como a fase da Petrobras anda esquisita, a manutenção na refinaria Brizola provocou uma interrupção de fornecimento que gerou uma pane elétrica na Refinaria de Duque de Caxias.

A paralisação produziu monóxido de carbono de alta toxidade que, por causa da inversão térmica no inverno, ficou em uma camada de ar a 300 metros de altura, sem chegar ao solo.

Troco do Barbosão?


Só falta agora a petralhada reclamar que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, tenha promovido uma retaliação ao discurso lusitano do Presidentro Lula, para tomar a decisão de mandar que o ex-deputado José Genoino (PT-SP) volte para a Penitenciária da Papuda, em Brasília:

“Determino o imediato retorno do apenado ao sistema prisional do Distrito Federal, onde deverá cumprir sua pena. A defesa do apenado não demonstrou a presença dos requisitos necessários à modificação do seu regime prisional. Mais: todas as conclusões da junta médica oficial são desfavoráveis à pretensão da defesa. Com efeito, o resultado da perícia oficial, formada por renomados cardiologistas da cidade, indica, claramente, a ausência de doença grave que constitua impedimento para o cumprimento da pena no regime semiaberto. Os dois laudos fornecidos pela junta médica oficial afirmam taxativamente que o quadro clínico do condenado não apresenta a gravidade alegada pela sua defesa, tampouco se caracteriza como obstáculo intransponível ao cumprimento da pena que lhe foi aplicada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal em estabelecimento carcerário adequado ao regime de pena que lhe foi imposto”.

Genoíno deve se apresentar ao Centro de Internamento e Reeducação (CIR), mesma ala da Papuda onde está hospedado o reeducando José Dirceu, outro pobre injustiçado.

Vida na cadeia


Vai passar mal de novo?

Em novembro, o petista chegou a ser preso na Papuda, mas passou mal dias depois e obteve autorização para cumprir pena em uma casa que alugou em Brasília.

Ele sofre de problemas cardíacos e foi submetido a uma cirurgia em julho de 2013.

Genoino pegou quatro anos e oito meses de prisão por corrupção ativa e ficará em regime semiaberto.

O reeducando petista pode obter autorização judicial para trabalhar durante o dia e voltar para a cadeia à noite.

Guerra boa no PMDB paulista

Paulo Skaf, presidente da Fiesp que deseja concorrer ao Palácio dos Bandeirantes, não tem vida fácil na disputa pela indicação interna no PMDB.

Seu opositor, o empresário Fernando Fantuzzi, acaba de conseguir o apoio a sua pré-candidadura de dois peemedebistas históricos: Jarbas Vasconcelos e Pedro Simon.

Skaf, que tem o apoio da máquina partidária, anda PT da vida com as ações de marketing do Fantuzzi – que até tanque de guerra já colocou na Avenida Paulista, para mostrar que está mesmo a fim de briga...

Os apoios

O senador gaúcho Pedro Simon avisou a Fantuzzi: “Estou torcendo por você”

E o senador pernambucano Jarbas Vasconcelos foi mais longe:

“Importantíssima a candidatura majoritária do PMDB histórico em São Paulo”.

Quer andar nos carros do Senna?


O designer Adhemar Cabral faz uma homenagem à memória de Ayrton Senna da Silva – assassinado pela peça que escapou da suspensão de seu carro, 20 anos atrás, no circuito italiano de Imola.

Cabral fez réplicas da Lotus com que Ayrton venceu seu primeiro Grande Prêmio na Fórmula 1, em 1985, em Portugal, e da McLaren MP 4/8 pilotada por Senna quando venceu o GP Brasil pela segunda vez, em 1993.

O designer promete viajar pelo Brasil, permitindo que as pessoas possam dirigir as réplicas que desenvolveu:

“Quem é fã de velocidade, automobilismo e, claro, do Senna, vai sentir na pele e no coração o que é pilotar um carro de Fórmula 1. No próprio carro do Ayrton então, tenho certeza que muitos não vão segurar as lágrimas”.

Vagabundeando


Hoje comemora-se, mundialmente, o Dia do Trabalho.

No Brasil, dia perfeito para a vagabundagem...

E mais um feriadão prolongado na Terra do Nunca...

Em meio aos trabalhadores, Aécio Neves denuncia que mesmo com 10% de aumento a Bolsa Família não tira ninguém da linha de pobreza.

 
O senador Aécio Neves (PSDB), pré-candidato à Presidência da República, criticou nesta quinta-feira (1º) o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff sobre a correção da tabela do IR e reajuste no Bolsa Família. Ele também fez críticas à condução da Petrobrás. "A presidente da Republica protagonizou ontem um momento patético da vida publica brasileira", disse. Aécio deu as declarações ao chegar às celebrações de 1º de Maio na Praça Campo de Bagatelle, na Zona Norte de São Paulo.

"Ela utilizou um instrumento do estado, que é a cadeia de rádio e televisão para fazer proselitismo político, para atacar adversários. As medidas que ela anuncia vem na direção daquilo que nós propomos há muito tempo", disse.

Aécio destacou medidas propostas por seu partido e pelo Solidariedade, em contraposição ao que é executado pelo governo federal. "O PSDB e o Solidariedade protocolaram no inicio desta semana uma proposta que garante o reajuste real do salário mínimo. No momento em que ela fala do reajuste da tabela do imposto de renda, uma outra demanda nossa, nós temos uma proposta transitando na Câmara dos Deputados, ela omite os números", disse.

"O reajuste de 4,5% não atende a inflação de 6,5% que deveria atender e a presidente infelizmente mente aos brasileiros no momento em que diz que o reajuste de 10% do bolsa família atende aquele patamar mínimo estabelecido pela ONU de 1.25 dólares por dia, uma renda mínima para ficar acima da linha da pobreza", disse.

Depois, em seu discurso, o senador manteve as críticas e apontou a ausência de Dilma no evento. Aécio foi apresentado ao público pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade), que afirmou ter convidado todos os pré-candidatos à Presidência da República a participar do evento. "Quem tem coragem vem aqui, quem não tem manda representante", disse Paulinho da Força.

O senador mineiro aproveitou seu discurso para criticar Dilma pelas denúncias envolvendo a Petrobrás. "Na verdade, o que nós estamos assistindo é a presidente que acha que a crise da Petrobrás é responsabilidade da oposição e não daqueles que a transformaram em um grande balcão de negócios suspeitos", afirmou no palco do evento.


"Infelizmente, a presidente fala em dialogar com os trabalhadores e não a vejo, não tenho noticia dela em qualquer evento dos trabalhadores. Acho sim que é uma presidente que está acuada pelas pressões internas e infelizmente pelos atos do seu governo que levaram ao recrudescimento da inflação, isso sim perverso para a classe trabalhadora", disse. (G1)

Paulinho da Força critica escândalo de Pasadena e diz que Dilma deveria estar na Papuda


paulinho_08Chumbo grosso – A temporada oficial de campanha ainda não está valendo, mas a pancadaria eleitoral já começou. Líder sindicalista e deputado federal pelo Solidariedade (SDD), Paulo Pereira da Silva aproveitou as comemorações do 1º de Maio para cutucar a presidente Dilma Rousseff, que continua descendo a ladeira das pesquisas de intenção de voto.

Nesta quinta-feira (1), Paulinho da Força, como é conhecido do presidente nacional do SDD, não perdeu a chance de falar sobre os escândalos da Petrobras, começando pela nebulosa aquisição da refinaria de Pasadena, no Texas.

O deputado disse que Dilma é responsável pela impressionante desvalorização da Petrobras, que em passado recente chegou a ser a décima segunda maior empresa do planeta, mas hoje amarga a 120ª posição do ranking, a reboque do derretimento de metade do seu valor de mercado. Perguntado sobre o escândalo de Pasadena, Paulinho disse que se o caso fosse devidamente investigado, Dilma já estaria presa.

“Quem deveria estar presa na Papuda é a presidente Dilma, pelos roubos que tem feito na Petrobras, empresa que os brasileiros aprenderam a admirar”, disse Paulo Pereira da Silva.

O ano é de eleições e quem precisa enfrentar as urnas não poupa palavras para garantir o histrionismo típico da atividade política. Que Dilma Rousseff é a maior culpada pela inexplicável compra da refinaria texana todos sabem, mas é preciso que todos os integrantes do Conselho de Administração da Petrobras, à época do negócio, sejam igualmente responsabilizados. Não se pode centrar fogo apenas na petista Dilma, enquanto os outros conselheiros passam ao largo do furacão em que se transformou o caso. Sempre lembrando que Paulo Pereira da Silva jamais teve vocação para querubim.

Fosse o Brasil um país minimamente sério e com autoridades imbuídas de coragem, Dilma e seus parceiros de Conselho já estariam com os bens indisponibilizados, como forma de garantir o ressarcimento do prejuízo aos cofres da petroleira nacional.

Escalado para exaltar a Copa do Brasil Maravilha, Gilberto Carvalho foi expulso do país habitado por gente farta de vigarices



Na chegada à sede do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, cenário da etapa carioca dos “Diálogos Governo-Sociedade Civil Copa 2014″, o sorriso confiante e a voz de orador da turma avisaram que o ministro Gilberto Carvalho estava em casa ─ e cercado por amigos de fé. Decerto imaginou que passaria as duas horas seguintes saboreando aplausos e carícias verbais da plateia amestrada, formada por integrantes dos “movimentos sociais”. Todos estavam ali para aprender que a Copa da Roubalheira, vista de perto, é outra soberba evidência de que o Brasil vai tão bem que, se melhorar, estraga.

Quebrou a cara, informa o vídeo acima. Já na entrada do auditório o sorriso morreu, esganado pela inscrição na faixa pendurada atrás da mesa no palco: NÂO VAI TER COPA. A voz começou a claudicar com as primeiras manifestações de hostilidade. E a autoconfiança foi dissolvida pela pancadaria sonora. Durante 15 minutos, a caixa preta ambulante lutou bravamente para sobreviver a vaias, apupos, risos debochados, apartes desmoralizantes, gargalhadas irônicas e cobranças de promessas ainda estacionadas no palanque.

Enfim rendido ao som da fúria, interrompeu o falatório, deu o encontro por findo, prometeu voltar em agosto e caiu fora da zona conflagrada. Até capitular, o camelô de embustes esforçou-se para vender à freguesia o conto da Copa. Jurou que a mina de dinheiro da Fifa, vista de perto, é uma usina de empregos para nativos. Lembrou que já trabalhou em favela, celebrou o Minha Casa, Minha Vida, culpou a oposição pelo atraso nas obras, pediu paciência aos presentes, fez o diabo. Nada funcionou.


Gilberto Carvalho preparou-se para uma festiva noitada no Brasil Maravilha. Só depois de consumado o fiasco descobriu que estava no Brasil real. É um país habitado por gente farta de vigarices. E é cada vez mais populoso.

Ataques contra Dilma mostram ''desespero'', diz ministro


Manoel Dias e dirigentes de centrais sindicais fizeram desagravo a Dilma

Representantes do governo federal e de centrais sindicais fizeram um desagravo à presidente Dilma Rousseff (PT), nesta quinta-feira, durante a festa do Dia do Trabalhador promovida pela Central Única dos Trabalhadores. Eles reagiram às críticas do presidente da Força Sindical, Paulo Pereira, que, mais cedo, na festa da entidade, pediu à plateia uma “banana” à presidente.

Presente também ao evento da Força, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, disse lamentar as declarações de Paulinho da Força, que, hoje fundador e presidente do Partido da Solidariedade, já esteve na base de apoio a Dilma, no Congresso, quando ainda era filiado ao PDT.

Nesta quinta-feira, além de Dias e do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, o dirigente sindical recebeu no palanque da central os dois principais adversários de Dilma nas eleições de outubro, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) e o governador licenciado de Pernambuco Eduardo Campos (PSB).

“É lamentável (o gesto de Paulinho), porque a democracia é a mais bela das práticas da convivência humana. A gente pode até divergir, porque as centrais são plurais, não são partidos políticos, mas lá (na Força Sindical) acho que exageraram”, avaliou o ministro, que classificou:

“Isso demonstra um pouco de desespero também. As críticas feitas à presidente são as de que não temos pleno emprego e de que a inflação está tomando conta da economia, quando é tudo ao contrário –o Brasil vive o pleno emprego e é bom lembrar que o mundo está em crise”, disse.

Dias também contestou as críticas do presidente da Força Sindical e dos dois adversários político-eleitorais da petista em relação à crise política na Petrobras, alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) prestes a ter nomeados seus integrantes.

“Qual é a autoridade do PSDB para falar em Petrobras? Nós temos autoridade. A minha geração foi para cadeia, pessoas morreram, construímos aquilo que é um símbolo da soberania federal, da empresa que tem tecnologia que nenhum país tem e é uma das maiores empresas do mundo. Se ela tem erros, a própria presidente diz que não compactua com eles, como mau feito; tem que punir. E nunca se puniu tanto quanto agora, porque antes ninguém verificava nada, não levantava nada”, defendeu.

CUT: "levaram o lobo para tomar conta do galinheiro"

Para o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, a festa da Força Sindical “não foi uma manifestação de trabalhadores, mas um evento induzido para constranger a presidente Dilma e fazer palanque para candidatos da direita que estavam lá”.

“Muito me admira uma central sindical que defende os trabalhadores levar o lobo para tomar conta do galinheiro, fazendo referência a Aécio Neves como candidato dos trabalhadores”, criticou Freitas, que concluiu: “isso é vender os interesses dos trabalhadores. Mas o Paulinho está habituado a fazer isso, e ele faz sempre”, alfinetou.

Aliada da CUT na festa do 1º de maio, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) também expressou apoio à presidente ao rechaçar a postura de Paulinho da Força.


“Temos o direito de reivindicar, mas respeito é bom e todo mundo gosta. Lamentavelmente, ele se equivocou e perdeu uma oportunidade de ficar calado –compete agora lutar, em não fazer proselitismo político”, avaliou o presidente da CTB, Adílson Araújo.

Um presidente do PT vai para a cadeia no Dia do Trabalhador. Nada mais emblemático.

 
Nada mais simbólico do que um presidente do PT, José Genoino, ser recolhido a uma penitenciária no Dia do Trabalhador, para cumprir pena por corrupção ativa. Repito: no Dia do Trabalhador, a quem um dia eles mentiram representar. Finalmente, Genoino está indo para uma cela depois de enganar a Justiça, durante meses, sobre o seu estado de saúde, fingindo uma doença que não tinha e até mesmo tomando medicamentos errados para falsificar um quadro clínico. Tudo porque é um covarde, um medroso, um meio homem. Nada mais emblemático do que este episódio da história da política brasileira para mostrar que o PT acabou. O que sobrou é um simulacro de partido político, rendido ao fisiologismo, ao compadrio e às práticas mais sujas na gestão pública. Os roubos na Petrobras são apenas uma sequência dos roubos do Mensalão, quando esta quadrilha, finalmente condenada, roubou os Correios, o Banco do Brasil e outras estatais. O nome da operação policial que está desmantelando, mais uma vez, esta organização criminosa que se alojou no poder é Lava Jato. Haja água! Haja água!

Lula apagou da memória os escândalos de corrupção do PT e se diz perseguido pela imprensa


lula_360Face lenhosa – Ignorante, porém inteligente, Luiz Inácio da Silva é um dos maiores canastrões da política nacional em todos os tempos. Responsável pelo período mais corrupto da história nacional, Lula agora tenta se fazer de vítima, pois sabe que o totalitarista projeto de poder do PT está por um fio, já que a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, sangra nas pesquisas de intenção de voto. Sem contar os reflexos da crise econômico-institucional.

Na quarta-feira (30), durante discurso na Câmara Municipal de Santo André, no Grande ABC, Lula afirmou ser vítima de perseguição por parte da imprensa. O ex-presidente ressuscitou o enfadonho discurso das elites, que já perdeu o prazo de validade e não mais convence a opinião pública, escaldada com os muitos escândalos de corrupção de um partido que na última década mostrou sua vocação para o banditismo político.

“O PT foi criado para não ser igual aos outros. Nós não fomos eleitos para tirar proveito pessoal”, declarou o abusado Lula, sem exibir qualquer rubor facial. O PT aparelhou o Estado e incentivou a roubalheira, mas o ex-metalúrgico tenta convencer os brasileiros incautos que tudo não passa de invenção da imprensa e dos adversários.

O petista disse também que não deseja que a imprensa fale bem do Partido dos Trabalhadores, mas que apenas revele a verdade. Ora, a verdade tem sido revelada de maneira sistemática, mas Lula ousa reclamar, pois seu ideal maior é que toda a imprensa verde-loura passasse pelo caixa do Palácio do Planalto e deixasse de levar aos brasileiros a realidade de um cotidiano que mergulhou na vala do caos.

Tão abusado quanto farsante, despejou esse discurso recheado de mitomania na cidade em que o PT protagonizou um enorme escândalo de corrupção, durante a gestão do então prefeito Celso Daniel, brutalmente assassinado porque discordou da forma como vinham sendo cobradas propinas de empresários locais e da destinação dada ao dinheiro imundo.

É importante que os brasileiros de bem fiquem atentos às próximas aparições de Lula, uma vez que está em marcha mais uma ópera bufa do PT para tentar apagar os rastros das muitas lambanças promovidas pelo partido ao longo dos anos. Isso porque Lula não apenas quer manter o controle do governo, mas acima de tudo evitar que adversários descubram a extensão da roubalheira patrocinada pela legenda.

Confira abaixo os principais trechos das gravações telefônicas do caso Celso Daniel, divulgadas à época com exclusividade pelo ucho.info. Em uma delas, o atual ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e Ivone Santana tratam a morte de Celso Daniel com frieza.

santo_andre_13

AÉCIO ANUNCIA EMENDA À MP QUE GARANTIRÁ REAJUSTE DA TABELA DO IR DE ACORDO COM ÍNDICE DA INFLAÇÃO PELOS PRÓXIMOS 5 ANOS. DILMA SERÁ PROCESSADA POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.

Aécio Neves discursou aos trabalhadores em evento sindical alusivo ao Dia do Trabalho
(Foto do site da rádio Jovem Pan)

O presidenciável pelo PSDB, mineiro Aécio Neves, que nesta quarta participou de encontro da Força Sindical pelas comemorações de 1º de maio, criticou em entrevista exclusiva ao programa "Os Pingos nos Is", da Rádio Jovem Pan, o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff da noite de quarta, no qual ela anunciou um aumento de 10% no valor do Bolsa-Família e uma correção de 4,5% na tabela do Imposto de Renda (IR). Aécio divulgou também, pela primeira vez e com exclusividade, que vai propor na segunda-feira uma emenda à Medida Provisória anunciada por Dilma, do IR, em que garante um reajuste da taxa de acordo com a inflação pelos próximos cinco anos. O programa “Os Pingos nos Is”, tem como âncora o jornalista Reinado Azevedo.

"Estou apresentando na segunda-feira uma emenda a essa Medida Provisória garantindo pelos próximos cinco anos um reajuste na tabela do Imposto de Renda pelo índice inflacionário global, e não por uma parcela do índice inflacionário", diz Aécio, "garantindo as perdas reais dos trabalhadores brasileiros e tirando esse tema da agenda política e oportunista, como buscou fazer ontem (quarta) a presidente da República". Ou seja, a tabela do IR seria reajustado segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Isso porque uma das principais críticas de Neves ao discurso de Dilma é a desproporcionalidade do valor de correção anunciado e a inflação. "Quando ela fala da correção da tabela do Imposto de Renda no seu pronunciamento, ela omite os percentuais desse reajuste", afirma. "Na verdade ela propõe um reajuste de 4,5% para uma inflação de 6%" (nos últimos dois meses). Aécio parece desconfiar também dos reais motivos do anúncio da presidente: "O que eu vejo é que basta a oposição crescer um pouco nas pesquisas, que começa a haver algumas bondades para os trabalhadores, e são bem vindas, mas deveriam ser feitas com maior responsabilidade e falando a verdade", avalia o senador.

DILMA SERÁ PROCESSADA POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Aécio anunciou também que a ação que a oposição vai tomar contra o discurso de Dilma não vai ser apenas na Justiça Eleitoral, por propaganda antecipada, mas de improbidade administrativa. "Vamos recorrer na segunda-feira ao Ministério Público por improbidade, porque isso foi pago pelo nosso dinheiro e é inaceitável", afirma o líder tucano. "Nós assistimos à mais patética demonstração de descompromisso com a legalidade já praticada por um presidente da República nos últimos tempos", proclama Neves.

O presidente do PSDB ainda provoca: "(Dilma) fez como instrumento de Estado aquilo que seu Governo vem fazendo com a Petrobras: se apropriou dele em benefício próprio, em benefício de seu projeto político". Neves afirma também que "nem no tempo do regime ditatorial nós assistimos a um presidente da República dar tantos maus exemplos".

Além do anúncio do reajuste na taxação do Imposto de Renda, Aécio Neves criticou a divulgação do aumento em 10% do Bolsa-Família. "Ela (Dilma) mente quando diz que o Bolsa-Família coloca todos os beneficiários na faixa estabelecida pela ONU acima da linha da pobreza absoluta, que seria US$ 1,25 dólares por dia", diz o tucano. Em suas contas, para o objetivo anunciado ser alcançado o valor do benefício social deveria chegar aos R$83, e não apenas os R$77 alcançados com o reajuste informado.

O provável candidato à corrida eleitoral condenou além do mais trecho do discurso de Dilma em que ela diz: "Não podemos aceitar o uso político da inflação por aqueles que defendem o quanto pior melhor". Para Aécio, Dilma Rousseff "considera 'nós' aqueles que bajulam o governo e 'eles'aqueles que criticam e apontam as falhas do Governo".


"Está no hora e a sociedade vêm percebendo isso, de mudança", diz o tucano. "Ela (a presidente) falou em 15 segundos seis vezes a palavra de mudança, querendo encarar ela própria a mudança em seu governo", contou Aécio Neves. "O que ela tem que estar preparada para ouvir é que a mudança, por que clama mais de 70% da população, não inclui a continuidade da presidente da República no Governo", espera o pré-candidato de oposição. Do site da rádio Jovem Pan

Fim das Polícias e Forças Armadas nacionais?

Por Graça Salgueiro

Conforme venho denunciando há anos, o primeiro passo para a invasão castro-comunista num país é o envio de “médicos”. Depois virão outros “profissionais” e quando abrirmos os olhos, eles já terão ocupado todos os espaços do território nacional, inclusive as Forças Armadas.

pmm

Polícia moçambicana, a mais violenta da África, fará segurança na Copa do Mundo.
Quem estará seguro em suas mãos?

Há anos, desde o governo FHC, que a esquerda trabalha para desmoralizar, achincalhar e punir os militares até destruir completamente as Polícias e Forças Armadas nacionais. Entrou o senhor Luiz Inácio e, enquanto por um lado acelerava o processo da revisão da Lei de Anistia para retirar dela os agentes da ordem, pelo outro fazia mil e uma promessas para apaziguar os ânimos dos militares. De melhoria nos soldos à construção de submarino ouviu-se de tudo, mas sempre empurrando com a barriga, numa ilusão semelhante à do burro com a cenoura.

Nomes de ruas, praças e edificações foram trocados, agora sendo homenageados notórios terroristas, como a mais recente afronta feita pelo governador da Bahia, Jacques Wagner (PT) que trocou o nome do Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici para “Colégio Estadual Stiep Carlos Marighella”. Na inauguração, ele teria dito que “com essa mudança, estamos fazendo justiça à memória de Carlos Marighella, um homem que lutou pela democracia, que lutou pela liberdade do povo brasileiro”. E os comandantes militares não disseram nada.

Com a proximidade da Copa do Mundo e os persistentes confrontos entre narco-traficantes nos morros cariocas, o governo resolveu mandar soldados do Exército e Fuzileiros Navais para a favela da Maré, fazendo papel de Polícia porém entregues à própria sorte. Em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, o deputado Jair Bolsonaro interpelou o ministro da Defesa sobre a garantia jurídica desses militares e o mesmo gaguejou não sabendo responder, demonstrando sua total incompetência para assumir a pasta. E os comandantes enviam seus soldados deixando-os à mercê de raposas sedentas de sangue para jogar mais uma pá de cal na reputação dos militares.

Veio o dia 31 de março, ano em que se comemorava o cinqüentenário da Contra-Revolução Cívico-Militar, e os quartéis foram proibidos de comemorar, porque a Comandante-em-Chefe não permitiu. Entretanto, “eles” promoveram vários eventos nos plenários das casas legislativas, tecendo loas aos terroristas que naquele longínquo 1964 queriam nos transformar numa Cuba continental. E os comandantes abaixaram as cabeças e disseram “sim senhora”.

No princípio de abril, os deputados do PT, Renato Simões e Erika Kokai, apresentaram um projeto de lei que propõe nomear a Base Aérea de Brasília “Base Aérea presidente João Goulart”. Dizem eles, dentre outras aberrações:

“É fundamental, no mais, que a memória deste período da história do Brasil seja reavivada em tantos quantos monumentos, lugares e personagens quantos forem possíveis. O resgate e registro desses acontecimentos históricos é um direito das novas gerações e é nossa responsabilidade efetivá-lo”.

E nenhum comandante disse nada até agora.

E então, no dia 23 de abril o Plenário da Câmara aprovou, por 270 votos a 1, o Projeto de Lei Complementar 276/02 que permite à presidente da República delegar ao ministro da Defesa a concessão e permissão para o trânsito e permanência temporária de forças estrangeiras no Brasil, sem autorização do Congresso Nacional. E para tal, já foi firmado um acordo com o governo de Moçambique, que trará para a Copa os policiais mais violentos da África, senão do mundo, conforme a Anistia Internacional. Diante disso, algumas questões se impõem: para que foi criada a Força Nacional de Segurança, uma Polícia “de elite”, se para apaziguar os morros do Rio envia-se militares do Exército e da Marinha, e agora precisa-se importar policiais para “complementar” o serviço? Sabendo que os policiais moçambicanos são extremamente violentos, o que acontecerá caso eles matem alguém? O caso será abafado para não empanar o brilho dos festejos?

Além disso, segundo a Constituição Federal vigente, em seu Art. 144, a segurança pública deve ser exercida pela polícia federal, rodoviária e ferroviária federal, polícias civis, polícias militares e corpo de bombeiros, e no na LC 587/2013, Art. 2º “são requisitos para o ingresso nas carreiras das instituições militares”, I, “ter nacionalidade brasileira”, caracterizando a ilegalidade do PLC 276/02 quanto à vinda dos policiais moçambicanos para exercerem a função dos nacionais brasileiros.

Não é demais lembrar, também, que não há nada que garanta, de fato, que esse contingente será mesmo africano e não cubano, uma vez que o atual governo já ingressou no país 13 mil supostos médicos da ilha dos Castro, que dentre eles há muitos negros e que muitos deles lutaram em Angola, portanto, falam português e podem passar perfeitamente por africanos. Conforme venho denunciando há anos, o primeiro passo para a invasão castro-comunista num país é o envio de “médicos”. Depois virão outros “profissionais” e quando abrirmos os olhos, eles já terão ocupado todos os espaços do território nacional, inclusive as Forças Armadas.

Pedem a desmilitarização das Polícias Militares, perseguem e sucateiam as Forças Armadas, militares estão sendo assassinados, perseguidos e julgados, e os comandantes não fazem nada! Quando abrirem os olhos, já estaremos como a Venezuela. Mas não terá sido por falta de aviso.



____________________________________
Para o Jornal Inconfidência, de Minas Gerais.

Presidente da Petrobras jogou a “bomba de Pasadena no colo de Dilma”, afirma líder do PPS


graca_foster_05Batata quente – Líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR), afirmou na quarta-feira (3) que a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, devolveu ao Palácio do Planalto a responsabilidade pela compra desastrada da refinaria de Pasadena, no Texas. O parlamentar se referiu ao fato de que, em depoimento nas comissões de Fiscalização Financeira e de Minas e Energia da Casa, Foster declarou que era responsabilidade do Conselho de Administração da estatal, na época presidido por Dilma Rousseff (PT), demitir diretores como Nestor Cerveró.

Após a revelação do escândalo de Pasadena, Dilma vem repetindo que só aprovou a compra com base em resumo executivo falho e juridicamente incompleto elaborado por Cerveró. Na última terça-feira (29), a presidente Dilma disse que a Petrobras não pode pagar pelo erro de um único funcionário.

“Na verdade, Graça Foster jogou a bomba no colo da presidente Dilma. Ao ser indaga por que Cerveró não foi demitido após o negócio ter se revelado desastroso e ainda acabou sendo transferido para a diretoria da BR Distribuidora, ela disse, com todas as letras, que a decisão sobre a demissão cabia ao conselho comandado por Dilma. Agora, a pergunta volta para o Planalto. Por que a presidente não convenceu o conselho a demitir uma pessoa, que segundo dados da própria estatal, gerou uma baixa contábil, ou seja, um prejuízo de US$ 536 milhões para a estatal? São perguntas que queremos ver respondidas na CPI da Petrobras”, destacou Rubens Bueno, lembrando que só a refinaria de Pasadena custou mais de US$ 1,9 bilhão ao brasileiros.

Para o líder do PPS, a declaração de Graça Foster sobre a responsabilidade da demissão de diretores só reforça ainda mais as suspeitas sobre o negócio. Indagada sobre o papel da empresa na demissão dos diretores, a presidente da petroleira afirmou: “Quem demite e quem aprova diretores da Petrobras e da BR Distribuidora é o conselho, que é o mesmo [para as duas empresas]. Cabe apenas ao conselho. Tem o presidente do conselho e os conselheiros, cabe a esse presidente do conselho justificar a aprovação ou não de um diretor da nossa companhia”.

Rubens Bueno afirmou ainda que são tantas as irregularidades, desvios, superfaturamentos e denúncias de corrupção envolvendo a Petrobras, que a sociedade cobra respostas claras. “Ninguém mais aguenta esse jogo de empurra. O Brasil perdeu e é preciso saber com quem ficou tanto dinheiro”, reforçou, lembrando que espera a instalação da CPI Mista da Petrobras na próxima terça-feira (6).

Okinawa

Na audiência, Rubens Bueno também questionou Foster sobre a compra de outra refinaria, a de Okinawa, no Japão. Em 2007, a Petrobras comprou uma fatia de 87,5% da empresa ao custo de US$ 52 milhões.

Na época, a Petrobras informou que a aquisição viabilizaria a produção de 100 mil barris por dia, a mesma capacidade de Pasadena, no Texas. No entanto, por restrições ambientais e técnicas da refinaria e regras de segurança impostas pelo Japão, a Petrobras, segundo revelou o jornal Valor Econômico, já sabia que Okinawa não tinha como atingir a meta de 100 mil barris.

Além dos US$ 52 milhões, a Petrobras ainda investiu em Okinawa mais US$ 111 milhões na planta. E, devido à famosa cláusula “put option”, a estatal adquiriu, em 2010, o restante da refinaria por US$ 29 milhões. No total, foram gastos US$ 192 milhões na operação que, até hoje, não produz os 100 mil barris diários.

“Descontados os gastos com a compra, investimentos e custos de operação de Okinawa, houve lucro, de 2007 até agora, com a operação? Quanto?”, questionou o líder do PPS. Graça Foster não deu números e se limitou a dizer que o negócio “não trouxe até agora baixa contábil”. Ela também admitiu que a refinaria não está mais entre as prioridades da Petrobras e que a empresa estuda ofertas pelo negócio.

Empreiteiras

Rubens Bueno indagou ainda quais empresas, em especial empreiteiras, foram contratadas para fazer ampliações e melhoria nas duas refinarias. “Houve concorrência, disputa para as contrações?”, questionou o deputado.

Mais uma vez, a pergunta não foi respondida e, ao insistir na questão, o deputado provocou alvoroço entre os petistas presentes no encontro, entre eles o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ). “O senhor não havia feito essa pergunta”, protestou, em coro, um grupo de petistas.

Mais uma vez a presidente da Petrobras não respondeu. “Sempre que se fala em empreiteira é esse silêncio”, disse Rubens Bueno a um grupo de deputados no final da reunião.

A voz da Tropa-Dep Izalci abertura dos trabalhos na Câmara

Genoino se entrega para cumprir pena no presídio da Papuda


O ex-deputado José Genoino se apresentou por volta das 15h desta quinta-feira no Complexo Penitenciário da Papuda. O petista vinha cumprindo sua pena em casa, mas retornou ao presídio por determinação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, para quem Genoino não tem problemas de saúde que justifiquem a manutenção da prisão domiciliar.

A decisão de Barbosa foi tomada com base em laudo da junta médica da Universidade de Brasília (UnB) que avaliou que o quadro de saúde do ex-presidente do PT não foi considerado tão grave. Joaquim Barbosa ordenou que Genoino se entregasse em até 24 horas, prazo que venceria às 20h, mas ele se apresentou logo após almoçar com a família em casa.

O exame foi o segundo realizado pela junta médica da UnB e soma-se a outro laudo, desta vez produzido pela junta médica da Câmara dos Deputados. No último dia 2 de abril, os especialistas da Casa negaram a solicitação de aposentadoria integral do ex-parlamentar.

De acordo com o laudo, Genoino “não apresenta, no momento, a entidade médico-pericial ‘Cardiopatia Grave’ que resulte em incapacidade laborativa definitiva (invalidez)”. Ainda assim, ele conta com a aposentadoria proporcional por tempo de serviço, de R$ 20 mil.

"O quadro clínico do condenado José Genoino não apresenta qualquer singularidade comparado ao de centenas de outros detentos que atualmente cumprem pena privativa da liberdade no Distrito Federal. Os dois laudos fornecidos pela junta médica oficial (que o apenado não conseguiu desqualificar), afirmam taxativamente que o quadro clínico do condenado não apresenta a gravidade alegada”, avaliou Barbosa.


______________
Com Portal Terra