segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Jornalista publica texto após visitar Cuba: 'Favela totalitária, em que todos nascem condenados à prisão perpétua'.

Por Lígia Ferreira - Folha Política

Imagem: Gabriela di Bella/JC
O jornalista Juremir Machado da Silva, do Correio do Povo, republicou, nesta semana, artigo escrito após a visita a Cuba, gerando polêmica nas redes sociais. Para Silva, Cuba é um regime totalitário, uma "enorme favela em meio ao paraíso caribenho", uma grande prisão, em que "todos nascem condenados à prisão perpétua". Leia abaixo:

Na crônica da semana passada, tentei, pela milésima vez, aderir ao comunismo. Usei todos os chavões que conhecia para justificar o projeto cubano. Não deu certo. Depois de 11 dias na ilha de Fidel Castro, entreguei de novos os pontos.

O problema do socialismo é sempre o real. Está certo que as utopias são virtuais, o não-lugar, mas tanto problema com a realidade inviabiliza qualquer adesão. Volto chocado: Cuba é uma favela no paraíso caribenho.

Não fiquei trancando no mundo cinco estrelas do hotel Habana Libre. Fui para a rua. Vi, ouvi e me estarreci. Em 42 anos, Fidel construiu o inferno ao alcance de todos. Em Cuba, até os médicos são miseráveis. Ninguém pode queixar-se de discriminação. É ainda pior. Os cubanos gostam de uma fórmula cristalina: ‘Cuba tem 11 milhões de habitantes e 5 milhões de policiais’. Um policial pode ganhar até quatro vezes mais do que um médico, cujo salário anda em torno de 15 dólares mensais. José, professor de História, e Marcela, sua companheira, moram num cortiço, no Centro de Havana, com mais dez pessoas (em outros chega a 30). Não há mais água encanada. Calorosos e necessitados de tudo, querem ser ouvidos. José tem o dom da síntese: ‘Cuba é uma prisão, um cárcere especial. Aqui já se nasce prisioneiro. E a pena é perpétua. Não podemos viajar e somos vigiados em permanência. Tenho uma vida tripla: nas aulas, minto para os alunos. Faço a apologia da revolução. Fora, sei que vivo um pesadelo. Alívio é arranjar dólares com turistas’. José e Marcela, Ariel e Julia, Paco e Adelaida, entre tantos com quem falamos,pedem tudo: sabão, roupas, livros, dinheiro, papel higiênico, absorventes. Como não podem entrar sozinhos nos hotéis de luxo que dominam Havana, quando convidados por turistas, não perdem tempo: enchem os bolsos de envelopes de açúcar. O sistema de livreta, pelo qual os cubanos recebem do governo uma espécie de cesta básica, garante comida para uma semana. Depois, cada um que se vire. Carne é um produto impensável.

José e Marcela, ainda assim, quiseram mostrar a casa e servir um almoço de domingo: arroz, feijão e alguns pedaços de fígado de boi. Uma festa. Culpa do embargo norte-americano? Resultado da queda do Leste Europeu? José não vacila: ‘Para quem tem dólares não há embargo. A crise do Leste trouxe um agravamento da situação econômica. Mas, se Cuba é uma ditadura, isso nada tem a ver com o bloqueio’. Cuba tem quatro classes sociais: os altos funcionários do Estado, confortavelmente instalados em Miramar; os militares e os policiais; os empregados de hotel (que recebem gorjetas em dólar); e o povo. ‘Para ter um emprego num hotel é preciso ser filho de papai, ser protegido de um grande, ter influência’, explica Ricardo, engenheiro que virou mecânico e gostaria de ser mensageiro nos hotéis luxuosos de redes internacionais.

Certa noite, numa roda de novos amigos, brinco que,quando visito um país problemático, o regime cai logo depois da minha saída. Respondem em uníssono:

Vamos te expulsar daqui agora mesmo’. Pergunto por que não se rebelam, não protestam, não matam Fidel? Explicam que foram educados para o medo, vivem num Estado totalitário, não têm um líder de oposição e não saberiam atacar com pedras, à moda palestina. Prometem, no embalo das piadas, substituir todas as fotos de Che Guevara espalhadas pela ilha por uma minha se eu assassinar Fidel para eles.

Quero explicações, definições, mais luz. Resumem: ‘Cuba é uma ditadura’. Peço demonstrações: ‘Aqui não existem eleições. A democracia participativa, direta, popular, é um fachada para a manipulação. Não temos campanhas eleitorais, só temos um partido, um jornal, dois canais de televisão, de propaganda, e, se fizéssemos um discurso em praça pública para criticar o governo, seríamos presos na hora’.

Ricardo Alarcón aparece na televisão para dizer que o sistema eleitoral de Cuba é o mais democrático do mundo. Os telespectadores riem: ‘É o braço direito da ditadura. O partido indica o candidato a delegado de um distrito; cabe aos moradores do lugar confirmá-lo; a partir daí, o povo não interfere em mais nada. Os delegados confirmam os deputados; estes, o Conselho de Estado; que consagra Fidel’.Mas e a educação e a saúde para todos? Ariel explica: ‘Temos alfabetização e profissionalização para todos, não educação. Somos formados para ler a versão oficial, não para a liberdade.

A educação só existe para a consciência crítica, à qual não temos direito. O sistema de saúde é bom e garante que vivamos mais tempo para a submissão’.José mostra-me as prostitutas, dá os preços e diz que ninguém as condena:’Estão ajudando as famílias a sobreviver’. Por uma de 15 anos, estudante e bonita, 80 dólares. Quatro velhas negras olham uma televisão em preto e branco, cuja imagem não se fixa. Tentam ver ‘Força de um Desejo’. Uma delas justifica: ‘Só temos a macumba (santería) e as novelas como alento. Fidel já nos tirou tudo.Tomara que nos deixe as novelas brasileiras’. Antes da partida,José exige que eu me comprometa a ter coragem de, ao chegar ao Brasil, contar a verdade que me ensinaram: em Cuba só há ‘rumvoltados’.



119 comentários:

  1. Basta que o jornalista seja honesto consigo mesmo como sempre foi Juremir, e aí está a síntese do Socialismo Cubano...apenas a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consigo acreditar que no Brasil ainda haja quem defenda esse regime cruel e desumano. Credo Fora PT, Psol etc, etc. .

      Excluir
  2. Respostas
    1. eu não sei porque ainda existe partidos comunistas do brasil pc do b

      Excluir
    2. Pc do B tende a desaparecer, aliás todos os partidos pequenos, cujo percentual nas eleições foi baixo.

      Excluir
    3. Pq existe FDP, vagabundo e drogado pra apoiar essa merda

      Excluir
    4. O comunismo é mau-caráter, seus adeptos(esclarecidos)são CANALHAS. Cuba tem que saber que a solução é Jesus de Nazaré. NENHUM país totalitário se livra sem a oração do rosário de Nossa Senhora.

      Excluir
    5. Mas podemos sim modificar. A partir do Brasil, que caminhava para ser uma Venezuela maior e esta caminha para ser uma Cuba maior. Tiramos a Dilma, elegemos Bolsonaro, sem dinheiro, sem tempo na TV, sem saúde. Deixamos o Maduro com muito medo. Deus é por nós. Busquemos Sua vontade, usemos a mansidão, persistência e informação como armas. Sabiam que o DCE da UNB agora é de direita?

      Excluir
    6. Temos que acreditar que com nossas orações e os Homens de bons corações ,modificaremos o nosso Brasil...

      Excluir
    7. Maria, sito discordar, mas nenhum país se livra com oração. Se livra com democracia. Não há reza certa para que os cubanos sejam libertados desse pesadelo. Os países devem ser laicos - não professarem nenhuma religião.

      Excluir
    8. Sim isso é fato, COMUNISMO É SER CRETINO E VIVER NA CRETINAGEM.

      Excluir
  3. É triste ver um povo tão massacrado pelo poder dessa forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O poder geral não massacra e sim uma pessoas mal amada que acha que tendo poder sobre outras é o maioral e na verdade só coleciona inimigos e tem muitas pessoas com pena e nojo dela

      Excluir
    2. São assassinos mesmo psicopatas

      Excluir
  4. Eles não reagem pois estão à mais de 40 anos sob o regime ditatorial, nem imaginam a realidade fora disso.

    ResponderExcluir
  5. ai eu pergunto: a uno quer se meter no Brasil a respeito do que Bolsonaro quer fazer para ajudar o nosso povo certo? onde esta a onu eos direitos humanos internacional que nao interfere nisso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ONU é socialista. O objetivo da ONU é escravizar a todos! Escravizar o Ocidente, pra isso usa as ditaduras comidas e os muçulmanos.no final vão brigar pra ver quem vai dinar. Os Eurasiano, a NOM ou o Isla

      Excluir
    2. Ditaduras Comunistas, eu quis dizer

      Excluir
    3. A ONU e de esquerda,facilitam os regimes Socialistas.

      Excluir
    4. A ONU cava sua própria sepultura. Cada venezuelano faminto e sem remédio é um palmo de terra para esta instituição que já morreu. Ela só vai levar comida AGORA para a Venezuela porque o Trump ameaçou deixar de contribuir. ONU é uma instituição podre

      Excluir
  6. Conheço pessoas com formação Universitária que vao negar peremptoriamente isto. A doença criada por Karl Marx dificilmente pode ser curada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade! Comunismo/socialismo age como uma seita!

      Excluir
    2. Felizmente já existe uma contra cultura ao Maxism Cultural tomando forca no mundo. Ex. EUA, Brasil. Temos muito que fazer ficarmos atentos contra eles pois esses comunistas não desistem, sao como um câncer

      Excluir
    3. Esta pessoa deve ter entre 30 e 50 anos, não é? Foi uma geração que sofreu lavagem cerebral e os pais, como eu, felizes porque os filhos tinham entrado em uma universidade para garantir o futuro não se deram conta do que acontecia lá com seu adolescente. Mas em Deus, que tudo pode eu confio

      Excluir
  7. Pura verdade! Conversei com um casal,semana passada ,em Miami que foram passear lá.
    Eles ficaram em quarto domiciliar
    Sentiram _se mal em ficar num big quarto ,com papel higiênico bom e a família com a casa em ruínas.
    Outro detalhe: a prostituição infantil na porta dos hotéis,bares,ruas,rtc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fiquei 30 dias la, no saguão do hotel toda noite parecia um prostíbulo.

      Excluir
  8. Por isso que a liberdade de comprar e possuir armas é importante. não só para proteção individual como para a liberdade de um povo. Se o povo tivesse armas o regime Castrista já teria acabado. Todo regime totalitário procura tirar as armas do seu povo como forma de dominação

    ResponderExcluir
  9. O medo foi introjetado a partir do paredão em que era executado, publicamente sem maio delongas de julgamentos, qq insurreto contra o Sistema Castrista.

    ResponderExcluir
  10. ate cuando o mundo vai.engolir eses que se acham dono dos pais das pesoas cade a pena de morte pr os ditadores liberdade e progreso o mundo ate cuando jeente seculo 21.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... O q conta para os q compõem essas comissões (ONU, Diretos Humanos, ...) é a regalia q eles tem, apoiando tais regimes!

      Excluir
  11. É do Juremir mesmo esse texto!?
    É verdade esse bilete?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É do Juremir mesmo esse texto!?
      É verdade esse bilete?(2)
      Dúvida cruel!

      Excluir
    2. Me perguntei exatamente isso. Estudei com o dito cujo, na PUC, e custo a acreditar que finalmente ele abriu os olhos (e o cérebro, principalmente)

      Excluir
    3. Quem o escutou na rádio Guaíba não consegue acreditar em mudança tão radical de opinião.

      Excluir
    4. Custo a acreditar que um comunista " abriu o cérebro ". Inacreditável!

      Excluir
    5. Cuba é muito pior que isso. Agora, estou admirada do Juremir ter dito a verdade, logo ele, tão amigo dos comunas/petistas daqui do RS. Parabéns, Juremir, nunca é tarde para acordar pelo bem do Brasil.

      Excluir
    6. Gente um comunista liberto ?!!!!milagre divino se for verdade!!!

      Excluir
    7. Depois não acreditam em Deus, pelo jeito dois milagres, um comunista abrindo os olhos e Bolsonaro sendo eleito de uma forma sobrenatural. Hehehe


      Excluir
  12. Li vários livros do Juremir, mesmo não concordando com muita coisa, é um intelectual honesto! Cuba é isso ai e mais um pouco, um imenso presídio a ceu aberto, um favelado imenso dominado prlos Castro, a mais longeva e ssnguinaria ditadura latino america, são 60 anos de escravidão!

    ResponderExcluir
  13. O sistema socialista/comunista já foi tentado em mais de 50 países e não deu certo. Atualmente temos Cuba, Coreia do Norte, Venezuela. Não entendo como pessoas inteligentes, instruídas, viajadas ainda acham que aqui vai dar certo. Qual a explicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensamento de doente mental. Isso é uma TARA!

      Excluir
    2. Ainda por cima, com mais de duzentos milhões de habitantes no Brasil, a maioria abomina o comunismo. E a esquerda querendo nos obrigar a engolir esse regime imundo. É muita ousadia.

      Excluir
  14. E pensar que por pouco o Brasil não embarca neste barco furado de socialismo essa foi nossa última chance de não reagissemos entrariamos neste mesmo barco furado de venezuela e cuba!!! 😱

    ResponderExcluir
  15. O comunismo disfarçado de socialismo é um sistema de governo que só dará certo para quem está no governo. É ,se não lutarmos e livrarmos as escalas e Universidades ;o sistema terá grande chance de se estabelecer no Brasil. Que a direita agora no poder faça um grande governo para erradicar de vez com es e sistema,.

    ResponderExcluir
  16. Temos que viralizar esse texto e mostrar ao mundo o que é o totalitarismo comunista. Essa escravidão de um povo que vive numa prisão perpétua ao lado De um regime livre e com perspectivas como os Estados Unidos da América do Norte.

    ResponderExcluir
  17. Triste realidade de pessoas humanas escravizadas por psicopatas como Fidel, maduro...o mais triste é ver pessoas no BRASIL apoiar modelo de governar!
    Os intelectuais doutinados batem o pé e negam que não
    era o plano do PT!
    Estavam seguindo o mesmo modelinho, seguindo a cartilha ao pé da letra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bastava ler o plano de governo do PT registrado no TRE. Está tudo MUITO CLARO.

      Excluir
    2. Verdade ,li e fiquei estarrecida.absurdo , graças a DEUS não viramos uma cuba ou Venezuela

      Excluir
  18. Disse o que o brasileiro informado já sabia.

    ResponderExcluir
  19. A questão é que os brasileiros estavam indo pelo mesmo caminho, graças a maioria ,nos libertarmos de um governo socialista.

    ResponderExcluir
  20. O Comunismo nunca dará certo porque desrespeita o maior direito do ser humano: a Liberdade de pensar.
    Além disso, por igualar diferenças inconciliáveis, desrespeita a Lei da Igualdade, onde cada indivíduo dever ser “igualado” ao outro que fez o seu mesmo esforço.
    Melhor dizendo, cidadãos que fazem mais, são iguais aos que mais fazem. Os que nada fazem, são iguais aos que nada fazem.
    É isso!

    ResponderExcluir
  21. Gente, vejam esse artigo.

    Por isso os atores globais vão morar nos EUA, PORTUGAL, ETC.

    ResponderExcluir
  22. O depoimento do Juremir vai contra tudo que ele defendeu por anos na rádio Guaíba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha pelo que vcs falam esse juremir nasceu de novo heim

      Excluir
    2. SEMPRE FUI FÃ DO MENDELSKI ? E QUANDO O JUREMIR COMEÇOU A FAZER PARTE NO SEU PROGRAMA, ESTRANHEI...

      Excluir
    3. Todo comunista brasileiro, deveria passar um mês morando em Cuba, nem desses cortiços para ver o que é bom.

      Excluir
  23. Quer conhecer Cuba imparcialmente? Assista: "Cuba e o cameramem" (Netflix)
    Da revolução, á morte de Fidel!

    ResponderExcluir
  24. Temos q acabar com aquele Foro de São Paulo, pois era nisso q o Brasil estava chegando. Agora Bolsonaro ficou com o trabalho árduo, e nós a população, temos o dever de apoia-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabar não só com o FORO de SP, acabar com os partidos comunistas, prender TODOS os corruptos.

      Excluir
  25. Com tantos erros de português, será aue o texto realmente foi escrito pelo Juremir? Estou achando estranho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que tal vc que duvida ir pra cuba e constatar se é verdade ou não mas vá preparado talvez nunca mais volte não por querer mas por não poder.

      Excluir
    2. Correio do Povo 19 de maio de 2014

      Excluir
  26. A melhor maneira de saber é perguntando para o povo cubano se estão felizes, contente, nossa educação ensina outros valores,os materiais, povos antigos como os egípcios, gregos valorizavam o conhecimento, eram evoluídos psicologicamente e emocionante, estamos regredindo, é só olhar nossos problemas e passar vergonha, nosso país é um lixão em céu aberto em grande parte dos estados, vamos olhar os nossos defeitos e esquecer os problemas das outras nações, cuidar primeiro do quintal de casa.

    ResponderExcluir
  27. Na dúvida sobre o regime Cubano, vejam no YouTube Zoe Martinez.

    ResponderExcluir
  28. Há tempos cancelei minha assinatura, de muitos anis, só porque não suportava ver a foto e os artigos do Juremir. Quem diria que iria mudar tão radicalmente de opinião! Custo a acreditar...

    ResponderExcluir
  29. Estive lá. É uma ruína total. Arquitetura bonita, totalmente destruída. Levei lápis, borracha d sabonete para presentear. Fui praticamente “saqueada”. O carroceiro que nos Sérvia, na porta do hotel, era engenheiro. Disse-nos que sua família era de 4 pessoas e recebiam 1 sabonete por mês. Sentia-se gratificado por ter aquele trabalho, pois poderia ganhar dólar de gorjeta. Só que tinha que ser muito escondido, pq se a polícia visse ele recebendo, teria que dar ao governo.
    Roupa??? Voltei no tempo, pois usam uma moda antiga, de anos atrás, qdo ganham. Tudo é velho..
    Fui tb em Varadero, cidade praiana, que tb ñ convence... Cuba? Nunca mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te enganaram,estive lá este ano e fiquei 25 dias. Nada bate com o que falou. Te levaram pra outro lugar. Tenho fotos , filmes, depoimentos e docs. Te mando gratuitamente, só cobro que fale a verdade.

      Excluir
    2. Oi, vc pode compartilhar esse material que mencionou?

      Excluir
  30. Tive uma vizinha muito simpática que era Lulista de carteirinha. Dizia conhecer Dirceu,o Lindenberg, Lula e outras personalidades e que viajou para Cuba, numa viagem oferecida pelo partido. Voltou encantada.... Disse não haver melhor sistema de governo. Quando da primeira eleição da Dilma, cortou relações comigo, por fazer vomentarios discordando da politica do Lula e da indicação da Dilma.Gostaria de saber a sua reação agora com a derrocada do PT r da prisão do Lula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como turista, convidado, tudo pago,deve ter sido bom... povo humilde, hospitaleiro, mas quero ver ela se mudar pra lá e disputar a sobrevivência com os nativos.

      Excluir
  31. Realmente é uma tristeza sem fim desse povo.

    ResponderExcluir
  32. Sinceramente,tenho até medo de visitar esta ilha,já temos muitas desgraças em nosso país para ver.

    ResponderExcluir
  33. E incrível a capacidade que temos de nos calar.
    Quer ver o wue é o counismco?
    Venham para o Amapá.
    Aqui governadores de esquerda estão no poder a mais de 20 anos. Suas famílias estão bem, obrigado.
    O pider hudjudiciá está bem, obrigado.
    Os deputados,vê funcionários públicos também estão otióti.
    E o pivo, acreditando que está numa democracia.
    Quanto a Cuba.
    Cuba que se exploda.

    ResponderExcluir
  34. Como que o povo deixa esse demônio viver.

    ResponderExcluir
  35. Eu sempre me pergunto: porque esses comunistas brasileiros não tem a sabedoria de se mudar para Cuba, para viverem o paraíso que querem implantar no Brasil???

    ResponderExcluir
  36. Por tudo isso, que os Petralhas que lá conhecem, jamais voltam lá.

    ResponderExcluir
  37. Um absurdo não consigo entender o que esses universitários têm na cabeça, com exceção de alguns para apoiar essa corja de comunistas ladrões que temos aqui no Brasil.Muitos deles adoradores de carteirinha do Lula e cia agora deviam se mudar para Cuba para sentir na pele o que é o comunismo que queriam implantar aqui no nosso querido Brasil. A nossa bandeira jamais será vermelha.

    ResponderExcluir
  38. Engraçado este jornalista deveria visitar as favelas do Brasil, principalmente do Rio de Janeiro, pelo visto a diferença é que em Cuba os favelados não convivem com pessoas abastadas em frente à sua porta. Quanto a prisão perpétua, o que me diz do pobre brasileiro, ele pode sair por aí visitando o mundo?
    Se o comunismo condena à prisão, o capitalismo também condena pela falta de recursos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá é uma favela total não há diferenças. Exceto os que estão no poder.

      Excluir
  39. os países democraticos fortes , podiam acabar com essa porcaria que é cuba invadir e libertar esse povo sofrido,

    ResponderExcluir
  40. Três simples palavras "fim do embargo!"

    ResponderExcluir
  41. O pior é vermos que temos brasileiros que discordam de uma verdade iminente.
    Cuba vive o comunismo. E graças a Deus ficamos livre e temos que ficarmos de olho, pois eles precisam seres exterminados do nosso país.
    SOMOS LIVRES, partidos comunistas nunca mais.
    Que Deus abençoe Juremir, que ele tenha realmente aberto os olhos.
    A NOSSA BANDEIRA JAMAIS SERÁ VERMELHA!
    EM NOME DE JESUS!

    ResponderExcluir
  42. Essa é a Glória desse lixo de partido que os dementes, vagabundos acreditam que presta, bando de retardados e vagabundos covardes.

    ResponderExcluir
  43. E triste é ver uns malditos aqui no Brasil defendendo o socialismo COMUNISMO.

    ResponderExcluir
  44. O povo é fraco em coragem ., no oriente o povo luta com pedras e paus .........não se importa em morrer por seu ideais ...........o que vale para eles é lutar para melhoria nem que seja morrendo .....até os jovens e crianças lutam .....................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que eles não têm visão do mundo. Tudo o que conhecem é essa realidade e não saberiam nem formar grupos de oposição porque desconhecem até isso. Infelizmente a salvação para os cubanos terá que vir de fora e melhor seria se fosse da Rússia que foi que "alimentou" essa barbárie em tempos de comunismo absoluto. Os países do Leste europeu já se livraram... restando aos pobres cubanos a escravidão infinita!

      Excluir
    2. É que eles não têm visão do mundo. Tudo o que conhecem é essa realidade e não saberiam nem formar grupos de oposição porque desconhecem até isso. Infelizmente a salvação para os cubanos terá que vir de fora e melhor seria se fosse da Rússia que foi que "alimentou" essa barbárie em tempos de comunismo absoluto. Os países do Leste europeu já se livraram... restando aos pobres cubanos a escravidão infinita!

      Excluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Segura na mão de Deus galera.
    Porque esse mundo é um barco furado!

    ResponderExcluir
  47. Já estive lá, sozinha, conversando, almoçando, passeando, com o povo da terra, te q ele escreveu e verdade e muito mas.

    ResponderExcluir
  48. Só errou no salário dos médicos. Eles ganhavam uma miséria e em 2016 se não me falha a memória, foram aumentados para US$-64,00. Convenhamos, um médico ganhar uma merreca dessas, é um acinte!

    ResponderExcluir
  49. Aqui em nosso país, ainda somos maioria, meio desorganizados mas conscientes do caos que preparavam-nos, precisamos articular e compartilhar ideias democráticas, temos que entregar um país saudável para as próximas gerações, não vamos permitir que continuem tentando implantar este tipo de regime em nosso pais.

    ResponderExcluir
  50. Um monte de frasas de efeitos, superficiais,

    ResponderExcluir
  51. Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará!! Viva nosso presidente Bolsonaro por tudo que representa!!

    ResponderExcluir
  52. https://youtu.be/nQbOVqq93l4
    .

    ResponderExcluir
  53. Pq visitar um país comunista como Cuba?

    ResponderExcluir
  54. Estou perplexo como os comentários relatadas aqui este regime deve ser banido no mundo.

    ResponderExcluir
  55. É lamentável que nos tempos atuais ainda exista uma sociedade tão submissa como a cubana. Será que o mundo livre não ver que a solução é a guerra para libertação de nossos contemporâneos daquela Nação Irmãde?

    ResponderExcluir
  56. Que pena que muitos brasileiros teimam em não acreditar que Cuba é assim.

    ResponderExcluir
  57. Quem vai lá e gosta de luxo e não estão preocupados com a situação da população, realmente não vêm nada, como as missões de certos organismos internacionais, porque não querem ver. Mas é bem pior do que o relatado, basta querer ver. As palavras socialismo/comunismo são apenas sofismas para enganar os tolos é implantar o totalitarismo.

    ResponderExcluir
  58. Como podem socialistas/comunistas se são totalitários? Estas duas palavrinhas são apenas sofismas para encantar os tolos é levá-los ao matadouro.

    ResponderExcluir
  59. É um país governado por demônios, mais todos eles vão pagar em dobro pelo que fazem com o povo menos favorecidos. Deus sabe de tudo! Eles acham que vão levar no peito as riquezas e a liberdade do povo quando forem para o inferno!


    Me
    Me

    ResponderExcluir