segunda-feira, 5 de maio de 2014

Blogueiro do Estadão revela porque ataca pesquisas que dão Aécio subindo. Elas prejudicam Eduardo Campos.

 
A pesquisa Sensus incomodou os petistas, pois mostra que Aécio cresce, Dilma desce e Campos padece. O que não se esperava é que incomodasse jornalistas que posam como isentos. É o caso de José Roberto de Toledo, blogueiro de pesquisas do Estadão. Fez uma coluna, no sábado, com um ataque sem nenhuma base técnica à pesquisa Sensus. Deu escada para os detratores do PT tentarem desqualificar o levantamento. Hoje Toledo volta à carga, em  mais um artigo. Fica claro, no parágrafo abaixo, porque o moço anda tão "bolado" com a pesquisa.

Mais do que se aproximar numericamente de Dilma, é importante para o tucano distanciar-se de Eduardo Campos (PSB). Entre empresários que querem o PT fora do poder - fonte indispensável de apoio financeiro para qualquer oposicionista - o pernambucano tem mais simpatia do que o mineiro. Por um cálculo frio: num segundo turno, Campos teria todos os eleitores de Aécio, mas Aécio não teria todos os de Campos.

Com que base científica o Toledo pode fazer uma afirmação como esta? Não há uma única pesquisa a respeito. Aliás, a única que existe, foi feita num evento do Lide e deu Aécio disparado em primeiro lugar.  O que se vê acima é o alinhamento do jornalista com um candidato. Que cálculo frio é esse? Quem disse que Aécio, aplaudido em todos os locais onde tem estado com o meio empresarial não tenha a simpatia dos mesmos?



Não satisfeito, Toledo passa a defender uma tese própria, que nada tem a ver com pesquisa. Pura opinião, sem nenhuma correspondência em dados. Leiam:

De fato, o eleitorado do candidato do PSB se assemelha ao de Dilma - por exemplo, concentra-se no Nordeste. Em caso de disputa mano a mano entre a presidente e Aécio, temem esses financiadores, parte dos eleitores de Campos votaria na petista. Numa disputa apertada como a que se prenuncia, pode ser a diferença que a reelegeria. Já o eleitor de Aécio é tão antipetista que só lhe restaria votar em Campos.

Neste caso, para o blogueiro do Estadão, os brancos, nulos e as abstenções não existem. Todos os tucanos votariam em Campos. É muita cara de pau! E porque tanta preocupação com os  financiadores, se quem elege são os eleitores? Ora!

A verdade é que a pesquisa Sensus pegou o Toledo no contrapé. Ele é cartesiano. Costuma misturar pesquisas de todos os institutos para tirar tendências que nem sempre se cristalizam. Para ele, Aécio não deveria subir tão cedo. Campos deveria subir mais rápido. E os votos deveriam passar antes pelos indecisos e brancos para só depois migrar para os candidatos, onde já se viu?

No sábado, este blogueiro fez um post analisando o primeiro artigo de Toledo que terminava assim:

Mais do que metodologias de pesquisa, o que parece estar incomodando o blogueiro do Estadão são os resultados. Aí o caso deixa de ser metodológico e passa a ser ideológico.

Pelo seu artigo de hoje, onde destila mágoas e sentimentos, em vez de enumerar argumentos técnicos, parece que é exatamente isto que está acontecendo com o Toledo do Estadão. Ele está chateado porque Campos não decola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário