terça-feira, 22 de abril de 2014

Eduardo Campos é contra a redução da maioridade penal. Não terá o voto dos pais, amigos e colegas de Victor Hugo Deppman. E de milhares de brasileiros que pedem mais Justiça contra criminosos.

Por CoroneLeaks (Coturno Noturno)
Foto de Victo Hugo postada no Facebook: foi arrancado da vida, de sua família, de seus amigos
O post de Reinaldo Azevedo, de 11 de abril de 2013, começa assim: Victor Hugo Deppman tinha 19 anos. Cursava Rádio e TV na Faculdade Cásper Líbero e fazia estágio da Rede TV. Na terça-feira à noite, foi assaltado na porta do seu prédio, no bairro de Belém, Zona Leste de São Paulo. Um dos bandidos lhe tomou o celular. Victor, com as mãos para o alto, não esboçou nenhuma reação. Mesmo assim, o covarde disparou um tiro contra a sua cabeça. Victor está morto.

O assassino tinha 17 anos. Foi preso e enviado para uma instituição para menores. Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente estará de volta às ruas, em três anos. Certamente, matando de novo. Os países menos violentos do mundo, como Austrália, consideram que criminosos já podem ser punidos com prisão a partir de 7 anos de idade. Inglaterra a partir de 10 anos. Canadá e Holanda desde os 12 anos. Alemanha com 14 anos. Bélgica, Chile e Portugal aos 16 anos. No Brasil, nem mesmo o nome do assassino de Victor temos o direito de saber.

Hoje Eduardo Campos, candidato a presidente pelo PSB, manifestou-se contra a redução da maioridade penal. Disse à Rádio Jornal, de Recife (PE): "As pessoas imaginam que se diminuir a idade penal vai resolver o problema da criminalidade e não vai. Isso na verdade é um mito". Ele argumentou ainda que para combater a criminalidade precisa-se investir em políticas públicas. "Se você não cuidar de gerar trabalho, renda, educação de qualidade, você vai reduzir (a maioridade penal) pra 16, depois pra 14, depois pra 12 e não vai resolver o problema." O menor assassino de Victor baterá palmas para Campos, lá na Fundação Casa.

Aécio Neves pensa diferente. Ainda bem."Eu defendo a proposta do senador Aloysio (Nunes Ferreira, do PSDB paulista), inspirada na proposta do governador Geraldo Alckmin", declarou recentemente o candidato tucano. Pelo projeto, jovens de 16 a 18 anos envolvidos em crimes violentos ou reincidentes seriam avaliados pelo Judiciário e poderiam ser condenados a mais de 3 anos de reclusão, atual limite das penas socioeducativas estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). "É uma discussão que precisamos enfrentar. Essa proposta que permite em determinados casos, em razão da gravidade e da reincidência, e há a relação dos casos em que seria possível, é uma proposta que eu defenderei na campanha", afirmou. Surge aí uma diferença inconciliável entre dois candidatos, um deles que se diz de oposição, mas não é. Campos é mais do mesmo. Até mesmo dos assassinatos hediondos cometidos por bandidos que podem seguir matando, graças a governantes como ele, que preferem flertar com os ditos movimentos sociais, que representam uma minoria barulhenta e não a vontade da maioria dos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário