segunda-feira, 11 de agosto de 2014

A História do Ônibus Espacial da NASA




Desde 1981, os ônibus espaciais gigantescos da Nasa são vistos indo da costa da Flórida, nos Estados Unidos, em direção à órbita da Terra.

As cinco espaçonaves - Columbia, Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour -- voaram mais de 130 vezes, transportando mais de 350 pessoas para o espaço e viajando mais de 500 milhões de Km, mais do que suficiente para chegar a Júpiter.

Quando os Estados Unidos iniciaram seu programa de ônibus espaciais, há mais de 30 anos, o país decidiu construir um veículo que faria das viagens espaciais uma rotina e superaria os soviéticos no esforço para dominar o espaço durante a Guerra Fria.

A aeronave resultante tinha 2,5 milhões de componentes e era nove vezes mais rápida que uma bala ao zarpar em direção ao céu. Foi a primeira aeronave reutilizável, capaz de deslizar de volta para a Terra e pousar como um avião. As outras naves espaciais tripuladas não voltavam para casa, assim, inteiras -- elas caíam no mar ou usavam hélices e paraquedas para retornar à Terra.


Go At Throttle Up - 135 Space Shuttle Launches
(Vá acelerando - 135 lançamentos do ônibus espacial)
De STS-1 a STS-135 - Todos os lançamentos do ônibus espacial em um vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário