quinta-feira, 24 de abril de 2014

Por que Lula recebeu o título de doutor "honoris causa" em Salamanca, questiona o Portuguese Independent News Network?

GRA359. SALAMANCA, 23/04/2014.- El expresidente de Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (d) durante el acto en el que ha sido investido doctor honoris causa por la Universidad de Salamanca, una ceremonia desarrollada conforme al antiguo sistema en latín en la entidad académica salmantina. EFE/J.M.GARCIA ORG XMIT: GRA359
O PINN - Portuguese Independent News Network é um portal de notícias direcionado para a divulgação, discussão e análise de temas contemporâneos no espaço PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e Ibério-Latino (Ibéria e América Latina). A notícia abaixo é deste Portal. Leiam e vejam a ironia e até a ponta de indignação em relação ao "doutorado" concedido para Lula. O texto está em português de Portugal!

"Será que o Lula fala espanhol? Será que ele tem algum parentesco ou alguma ligação com a cidade de Salamanca, em Espanha? Será que ele escreveu algum livro em castelhano, em segredo, e nunca ninguém ficou sabendo no Brasil? Existem mais perguntas, que também ficariam sem respostas, para que os brasileiros pudessem entender porque um político, que ficou rico, milionário, durante os dez anos que foi presidente do país, está sendo homenageado pela Universidade de Salamanca (USAL), por proposta da Faculdade de Educação juntamente com a Faculdade de Filologia  (Letras), com o título de «doutor honoris causa».

Para tentar entender o mérito da comenda, que será entregue terça-feira, dia 22 de Abril, visitei a página da referida Universidade espanhola na Internet, e achei uma informação, datada de Setembro de 2011, que diz o seguinte: «A iniciativa da USAL busca reconhecer o trabalho e desempenho de Lula Da Silva a favor da Educação e do ensino de Espanhol no Brasil. Vale lembrar que a Lei do Espanhol no Brasil, vigente desde o ano de 2005, obriga as escolas de 2º Grau a oferecer a disciplina dentro do horário letivo.

Durante o seu mandato, Lula impulsionou esta lei fazendo muitos convênios com o Governo Espanhol através do Instituto Cervantes e a Universidade de Salamanca, única universidade espanhola a receber estudantes brasileiros do programa Universidade para Todos (ProUni)». Mas, isso só acontece para alguns. Apadrinhados.

Outra informação pertinente, diz que «o ex presidente Lula já esteve visitando Salamanca, no ano de 2005, e o Palácio Maldonado, atual sede do Centro de Estudos Brasileiros, por ocasião da XV Cumbre Iberoamericana dos chefes de Estado. A Universidade de Salamanca, no ano de 2002, também concedeu este Título a outro ex-presidente Brasileiro, Fernando Henrique Cardoso». Agora o «povão» já pode começar a entender o porque do título de «doutor honoris causa» e o porque da divulgação maciça feita por todo o país pelo Instituto Lula.

Segundo a nota divulgada, este será o 27º título, desse tipo, recebido pelo ex-presidente, que ainda na quarta-feira, 23 de Abril, vai seguir para Portugal, onde se reunirá com o primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, e com o presidente da República, Cavaco Silva. Na sexta-feira, o ex-presidente brasileiro deve participar de uma cerimônia em memória dos 40 anos da Revolução dos Cravos, antes de retornar para São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Se o Fernando Henrique já tem este título, porque o Lula também não poderia ter? Não é mesmo? A única situação que os iguala é terem sido eleitos presidentes do Brasil. Como cidadãos, um não tem nada de parecido com o outro. O primeiro tem estudo, cultura e educação. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem apenas um curso prático de torneiro mecânico e nenhum outro diploma educacional. Como o Lula é quase analfabeto, gostaria de saber como vão se sentir os doutores, os mesmos que aprovaram, no Conselho de Doutores da USAL, em ter um Lula da Silva entre os seus doutores da «honoris causa» desta universidade.

Salamanca é uma das cidades espanholas mais ricas em monumentos da Idade Média, do Renascimento e das épocas clássica e barroca. As principais indústrias da cidade são os curtumes, a cerveja e a moagem de cereais. O turismo também é uma actividade económica importante. Salamanca foi escolhida para Capital Europeia da Cultura em 2002, sendo que o seu centro histórico é considerado Património da Humanidade desde 1988.

A cidade tem a fama de ser o lugar onde se fala o castelhano mais puro da Espanha. Resta saber os argumentos que o Lula usou para convencer os espanhóis que no Brasil existem escolas públicas de qualidade e que ainda ensinam o castelhano. Esse é o maior mistério."

Nenhum comentário:

Postar um comentário