quinta-feira, 24 de abril de 2014

Petistas tentam transformar José Dirceu em vítima do sistema carcerário e se dão mal na Câmara


jose_dirceu_36Forçando a barra – Depois que senadores petistas tentaram transformar José Dirceu de Oliveira e Silva em vítima do Judiciário, alegando que o presidente do Supremo Tribunal Federal está se vingando ao retardar a decisão sobre a solicitação de trabalho do mensaleiro, agora foi a vez da Comissão de Direitos Humano da Câmara dos Deputados abusar da invencionice ao sugerir que o ex-comissário palaciano é vítima do sistema carcerário.

A Comissão acolheu requerimento apresentado pelo deputado federal Nilmário Miranda (PT-MG) para que um grupo de parlamentares visite o Complexo Penitenciário da Papuda e verifique as condições em que os presos cumprem suas respectivas penas na unidade prisional de Brasília. A ideia inicial era que os parlamentares fossem à Papuda para checar a situação de José Dirceu, que insiste em ser tratado como se fosse um hóspede de hotel cinco estrelas.

O absurdo requerimento de Nilmário Miranda teve como base relatos dos filhos de Dirceu, que revelaram estar o ex-ministro abatido e com a saúde em processo de deterioração. Joana Saragoça e o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), filhos do mensaleiro, alegaram que findaram todos os recursos jurídicos para que Dirceu cumprir sua pena no regime semiaberto e que as notícias de supostas regalias no presídio estariam atrasando uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação à autorização de trabalho.

O deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA) evitou que a Comissão de Direitos Humanos aprovasse uma diligência exclusiva para verificar “uma possível violação de direitos humanos do ex-ministro José Dirceu”, condenado pelo STF na Ação Penal 470, que tratou do Mensalão do PT, o maior e mais ousado escândalo de corrupção da história nacional.

“O senhor Dirceu não deve ter um defensor público. Ele deve estar munido dos mais notáveis juristas deste país, portanto não é um pobre coitado que está abandonado como milhões que integram a população carcerária do Brasil”, reagiu Jordy, para quem não há qualquer prioridade no caso do ex-ministro que exija a ida da comissão ao estabelecimento prisional para verificar as condições de um único detento.

“Pelo contrário, há notícias amplamente divulgadas de que há regalias concedidas ao senhor Dirceu que vão de alimentação privilegiada ao uso de aparelhos celulares. Até recentemente José Dirceu era um protagonista do sistema, que mandava até no presidente da República. Agora, preso, querem transformá-lo em herói nacional”, acrescentou Arnaldo Jordy.

Diante das reações de Jordy e de outros quatro parlamentares contrários à visita exclusiva, o petista Nilmário Miranda mudou o teor da proposta e incluiu na visita à Papuda todos os casos de presos alvo de violação de direitos no complexo penitenciário da capital dos brasileiros.

Essa tentativa de transformar José Dirceu em um mártir é ridícula e atende aos interesses do PT, que busca evitar que a condenação dos mensaleiros ressurja nas campanhas eleitorais que se avizinham.

Quando posou de Ali Baba tupiniquim e comandou os 40 mensaleiros, José Dirceu sequer se importou com a possibilidade de acabar na cadeia, assim como jamais se preocupou com as condições dos presos em todo o País.

Com o trânsito em julgado da sentença condenatória e sua devida prisão, Dirceu passou à condição de reles presidiário, mais um entre os quase 500 mil presos que existem no País. De tal modo não lhe cabe qualquer tipo de regalia, mesmo que o governo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, queira violar a lei e conceder benesses ao companheiro de legenda.

A decisão sobre o pedido para trabalhar externamente atrasou porque José Dirceu se valeu de alguma regalias dentro da Papuda, como noticiou com absoluta exclusividade o ucho.info em 6 de janeiro deste ano. No momento em que estava desfrutando dessas mordomias, o mensaleiro não se preocupou com as consequências, mas agora sua família exige celeridade no julgamento do caso, como se outras solicitações de presos não mereçam igual prioridade.

Vale lembrar que muito antes da condenação por parte do STF, Dirceu disse que cumpriria cabalmente eventual pena condenatória e que deixaria o presídio nos braços do povo e de cabeça erguida. Ao que parece, o valentão de outrora já desapareceu.

Por outro lado, não custa destacar afirmação do ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, que disse preferir morrer a cumprir pena em qualquer presídio brasileiro. A situação de José Dirceu só não é pior porque o mensaleiro cumpre pena em presídio que está sob a responsabilidade de um companheiro de legenda, o governador Agnelo Queiroz. Se algo errado há na Papuda, que Agnelo seja devidamente responsabilizado. Acontece que até a visita da Comissão de Direitos Humanos se dará depois que a Papuda passar por uma operação de maquiagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário