domingo, 1 de junho de 2014

A incompetência de Dilma consegue o impossível! Nos 4 anos do seu mandato, vamos crescer menos do que a Argentina.

Parece filme de terror, mas Dilma conseguiu fazer o Brasil crescer menos do que a Argentina.
O Brasil acumulará no governo Dilma Rousseff um crescimento econômico inferior à metade da média dos países emergentes e pobres, mostram dados do FMI (Fundo Monetário Internacional).Numa sinal de que os motivos da freada doméstica não se limitam aos impactos da crise internacional, o desempenho brasileiro é o pior entre os principais países fora do mundo desenvolvido.

Considerando as projeções em vigor até o início da semana passada, Dilma encerrará seu mandato com uma expansão média anual de 2% do Produto Interno Bruto. Essa estimativa, que pressupõe alta de 1,6% neste ano, já se tornou otimista depois da divulgação, nesta sexta-feira (30), da taxa de apenas 0,2% de crescimento do país no primeiro trimestre.

São taxas abaixo dos padrões de economias de renda média e baixa, mesmo num cenário global de desaceleração generalizada em razão da crise originada nos Estados Unidos e na Europa. No mesmo período, de 2011 a 2014, o crescimento médio estimado para os países emergentes e pobres é de 5,2% ao ano, de acordo com os dados do FMI.

O percentual é puxado por China e Índia, que têm grande peso no PIB do grupo e renda por habitante inferior à do Brasil. Mas, mesmo tirando os dois gigantes da conta, os números brasileiros destoam dos demais. Estão abaixo da média dos vizinhos latino-americanos e até de países mais afetados diretamente pela crise global que começou em 2008, como os EUA e o Canadá.



No G20, que reúne as principais economias do mundo, o país ostenta um modesto 14º lugar no ranking do crescimento, atrás de todos os emergentes --China, Índia, Indonésia, Arábia Saudita, Turquia, Argentina, México, África do Sul e Rússia. (Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário