sexta-feira, 2 de maio de 2014

Encontro do PT tenta conter o “Volta, Lula”, mas pesquisas podem reacender movimento


dilma_rousseff_407Xis da questão – O XIV Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores será mais uma cortina de fumaça para esconder o cabo de guerra que se estabeleceu entre a presidente Dilma Rousseff e o agora lobista Luiz Inácio da Silva. A presidente e Lula têm desmentido publicamente o entrevero que cresce a cada dia nos bastidores, mas os palacianos não sabem mais o que fazer para evitar que a verdade desça a rampa do Palácio do Planalto e ganhe o País.

No encontro petista desta sexta-feira (2), em São Paulo, Dilma será anunciada oficialmente como pré-candidata do partido à reeleição, como se todos os eventos de campanha realizados até então, às custas do dinheiro do contribuinte, não apontassem para essa direção. Algo que já deveria ter sido contestado pelo Tribunal Superior Eleitoral, agora sob o comando do petista Dias Toffoli.

Para Dilma, que tem evitado aparições públicas que podem resultar em dividendos negativos, o evento terá como principal objetivo abafar o movimento “Volta, Lula”, que nasceu dentro do próprio PT e acabou ganhando adeptos em partidos da chamada base aliada. O que tem obrigado a presidente da República a adotar, nos bastidores, medidas nada ortodoxas contra esses entusiastas de um retorno do ex-metalúrgico.

Por meio de interlocutores, Lula tem dito que essa situação lhe causa constrangimento, mas á sabido que o ex-presidente nada tem feito para estancar o processo. Fossem verdadeiras suas palavras, Lula já teria tomado publicamente uma atitude em prol da candidata do partido. Ao contrário, o ex-presidente só trata do assunto em ambientes reservados ou em eventos dedicados a correligionários.

Por outro lado, a situação de Dilma nas pesquisas tem preocupado não apenas o staff presidencial, mas principalmente a cúpula do partido, que não quer ver abortado o seu projeto totalitarista de poder, assim como torce para que uma eventual derrota nas urnas não resulte em devassa nos últimos três governos federais. O que levaria a legenda à débâcle.


Conforme antecipou o ucho.info, os palacianos trabalham com pesquisas internas que apontam seguidas quedas de Dilma nas intenções de voto. O mais recente levantamento, como já informado e que deve ser confirmado em breve, mostra a petista com 32% de intenções de voto. Se isso acontecer, o movimento “Volta, Lula” ganhará fôlego extra. E adeptos também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário