sábado, 12 de abril de 2014

Câmara pode ouvir presidente e ex-diretoras do IBGE, demissionárias após ingerência do Planalto


ibge_01Truque petista – Líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE) protocolará na Comissão de Fiscalização e Controle, na próxima segunda-feira (14), requerimentos de convite à presidente do IBGE, Wasmália Bivar; à ex-diretora de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcia Quintslr; e à ex-coordenadora-geral da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), Denise Britz do Nascimento Silva. O parlamentar conhecer os reais motivos que levaram as profissionais a pedirem demissão. O deputado pretende convocar também o ministro das Cidades, Gilberto Occhi.

Mendonça Filho diz que a oposição agirá para evitar que o IBGE seja totalmente aparelhado, a exemplo do que já ocorre em órgãos similares de Argentina e Venezuela. “Existem indícios de que o governo quer transformar o instituto em agente de notícias eleitoreiras. No momento em que o desemprego cresce, o temor da população também, o governo petista tenta esconder o que se passa com o País. Não adianta, porque as últimas pesquisas já demonstram que o brasileiro sente que as coisas não vão bem em seu dia-a-dia”, disse.

O parlamentar pernambucano disse que a suspensão do Pnad Contínua “cheira muito mal”. “Usam um argumento de que o cumprimento da lei da FPE seria o motivo, mas não é mera coincidência essa notícia sair logo depois que a inflação é a maior dos últimos 11 anos e quando o desemprego cresceu. Metodologia não se muda para agradar A ou B. Se segue”, disse.

Mendonça Filho afirmou que o fato de 18 coordenadores e gerentes ameaçarem com a entrega de seus cargos reforça a necessidade de investigar.

Há muito que o IBGE vem sendo aparelhado pelo PT, que luta para que a dura e cotidiana realidade da nação não chegue ao conhecimento dos brasileiros. Além do aparelhamento, o IBGE, de um tempo para cá, foi obrigado a submeter ao crivo do Palácio do Planalto as pesquisas sobre a inflação oficial, como se a verdade pudesse ser escondida.

Como Dilma Rousseff e seus incompetentes asseclas conseguiram quebrar a economia nacional, mergulhando o País em grave e preocupante crise, o governo bem que tentou maquiar a verdade, mas os números da economia, auferidos por órgãos independentes, impedem que essa armação tenha qualquer chance de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário