quarta-feira, 20 de maio de 2015

Lula mente ao negar interesse pelo poder e monta equipe para atuar em provável candidatura


lula_372Perna curta – Apesar de ter afirmado por várias vezes que não pensa em concorrer à Presidência da República novamente, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva montou um conselho – formado por políticos, sindicalistas e empresários – para estruturar possível candidatura em 2018.

De acordo com o jornal “Folha de S. Paulo”, a equipe, chamada de “grupo para o futuro”, foi montada em 2014 e tem se reunido semanalmente no Instituto Lula. Fazem parte dela assessores da entidade os prefeitos Fernando Haddad (São Paulo) e Luiz Marinho (São Bernardo do Campo), os secretários municipais Alexandre Padilha (Relações Governamentais) e Arthur Henrique (Trabalho), o empresário Josué Gomes, presidente do grupo Coteminas, o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e o presidente do sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.

Também participam de algumas reuniões, Nelson Barbosa, Ministro do Planejamento, e Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Ainda segundo a publicação, Lula promove debates com eles sobre desenvolvimento social, estabilidade, direitos humanos e política externa. Procurado pela Folha para comentar sua atuação no time, Arthur Henrique afirmou apenas que “o time de Lula é o Corinthians”.

Lula pode mentir o quanto quiser, até porque a mitomania é uma das suas especialidades, mas o desejo de retornar ao Palácio do Planalto é latente e conhecido. Tanto é assim, que o ex-metalúrgico só embarcou na última hora na campanha pela reeleição de Dilma Rousseff. Um acordo entre ambos dava a Lula o direito de disputar o poder central em 2014, mas Dilma acabou tomando gosto pelo poder e por conta disso se viu obrigada a roer a corda.


Diante da traição, Lula foi forçado a embarcar na campanha da sucessora como forma de manter suas chances de participar da corrida presidencial de 2018 com chance de arrancar a vitória das urnas. Fora isso, o petista precisa manter o poder em suas mãos, pois do contrário o PT acaba no rastro de uma enxurrada de escândalos de corrupção que ainda está por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário