sexta-feira, 5 de setembro de 2014

EM SALVADOR, LULA CAIU DO PALANQUE DE TANTO MENTIR

O ex-presidente Lula se desequilibra e cai durante  comício do PT em Salvador (Foto: Margarida Neide/Agência A Tarde)
O ex-presidento Lula se desequilibra e cai durante comício do PT em Salvador. tropeçando nas próprias mentiras, 
para vergonha dos brasileiros de bem (Foto: Margarida Neide/Agência A Tarde)
Se mentira tem perna curta, foi ela quem encurtou subitamente uma das pernas de Lula, fazendo-o desabar grotescamente no palanque em que proferia baboseiras e ameaças em Salvador, em comício de apoio aos candidatos do lulopetismo na Bahia — que, por falar em pernas, andam pessimamente delas, devendo perder o governo do Estado e a vaga no Senado para a aliança DEM-PMDB-PSDB.

Antes de voltar à guerra do “eu” contra “eles”, e bazofiando que se Dilma vencer as eleições ele próprio voltará em 2018, Lula começou mentindo de leve. Só disse que a “gerentona” alcançou dois milagres: “manter os emprego e estabilizar a inflação”.

É verdade que os empregos vêm sendo mantidos, mas que a criação mensal deles desabou assustadoramente: de um patamar de 200 a 300 mil vagas com carteira assinada por mês, o país caiu para apenas míseras 25.363 vagas em junho — o pior junho em DEZESSEIS ANOS — e mais preocupantes ainda 11.796 vagas em julho.

Como a economia está paralisada, e o ano que vem será duríssimo, provavelmente com crescimento próximo a zero, a tendência é que a criação de vagas se torne negativa — ou seja, que comece a haver demissões em número cada vez mais elevado.

Mas, tudo bem, vamos tomar ao pé da letra que empregos, embora de baixa qualidade e mal remunerados, estão sendo mantidos.

Agora, “estabilizar a inflação”? Em que mundo, em que país vive Lula? Há quando tempo que esse “líder de massas” que só anda em jatinhos fretados para fazer palestras e só se hospeda, em tais ocasiões, em suítes presidenciais de hotéis, não vai a uma feira, a um supermercado, a uma farmácia???

A inflação mantém-se firmemente, ao longo da maior parte do governo Dilma, próxima ao TETO da meta, ou seja, ao máximo admitido pelo Banco Central, de 6,5%, quando não o supera — mesmo com as acrobacias para varrê-la para baixo do tapete, e que vão explodir lá adiante, como o congelamento artificial dos preços dos derivados de petróleo e da energia elétrica, que está, respectivamente, quebrando a Petrobras e criando um rombo de dezenas de bilhões de reais nas geradoras e distribuidoras de energia.

A mentira maior e mais deslavada, contudo, viria depois.

Vejam só: “Ninguém está crescendo mais que o Brasil, a não ser quatro países e que pertencem ao G-20″”, disse o ex-presidento.

Não é imaginável que Lula comemore o grotesco crescimento estimado para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano — 0,52%!!!! (Confiram aqui os dados.)

O pior, porém, obviamente é mentir. SÓ QUATRO PAÍSES DO G-20 CRESCEM MAIS DO QUE O BRASIL?

MENTIRA! O Chile, aqui pertinho, que não pertence ao G-20, cresceu 2,2% só no primeiro semestre! Querem conferir, vejam aqui.

MENTIRA! No Peru, nosso vizinho a oeste, igualmente fora do G-20, a previsão de crescimento para este ano é de 4,4% — mais que oito vezes o país gerido pela “gerentona”. Para o ano que vem, que se prevê negro para o Brasil, com possível crescimento ZERO, a taxa prevista para o Peru é de 6%! Querem conferir? Vejam aqui.

MENTIRA! A Colômbia, nosso vizinho ao norte, com guerra civil e tudo, foi o segundo país que mais cresceu NO MUNDO no primeiro trimestre, em comparação ao mesmo período de 2013 — 6,4% –, ficando apenas atrás da China, e a previsão de crescimento para o ano feita pelo governo, que é considerada conservadora por diferentes círculos, é de 4,7%. Querem conferir? Vejam aqui.

MENTIRA! MENTIRA! Crescem mais do que o Brasil dezenas de países, da Tailândia ao Panamá, do Equador ao Egito. Na América Latina, só estamos à frente da catastrófica Venezuela e da Argentina do kirchnerismo desvairado.

É inacreditável — e, para os brasileiros de bem de qualquer tendência partidária, humilhante, vergonhoso — ver um chefe de Estado proferir mentiras aos quatro ventos para eleger sua candidata.

Explica-se o desabamento de Lula no palanque porque ele se aproximou das pessoas ao redor para cumprimentá-las.

Não: Lula acabou tropeçando mesmo foi na mentiralhada, sua grande arma eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário