sexta-feira, 9 de maio de 2014

Com quase meio século, ditadura liderada por José Sarney está perto do fim no miserável Maranhão


jose_sarney_25
Baile do adeus – O bisonho e autoritário reinado do clã Sarney está chegando ao fim no Maranhão. Na noite de quinta-feira (8), o Instituto Exata divulgou os resultados de pesquisa sobre a sucessão estadual. Sem um candidato disposto a correr os riscos da corrida ao Palácio dos Leões, sede do Executivo maranhense, o grupo político comandado pelo caudilho José Sarney decidiu recorrer a Edinho Lobão (PMDB), que está senador por ser suplente do pai, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia).

Conhecido por uma existência bizarra como playboy, Edinho Lobão corre o sério risco de ser derrotado de forma acachapante por Flávio Dino (PCdoB), que em 2010 por pouco não impôs uma vergonhosa derrota à atual governadora Roseana Sarney.

De acordo com o Instituto Exata, se a eleição fosse hoje Flávio Dinho venceria no primeiro turno com 56% dos votos, contra 23% de Edinho Lobão, que chegaria em segundo. Os pré-candidatos Marcos Silva (PSTU) e Luís Pedrosa (PSOL) aparecem cada um com 1% das intenções de voto. Segundo a pesquisa, 11% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos candidatos. Não sabem ou não responderam somam 8% do eleitorado consultado.

A pesquisa mediu também a rejeição dos pré-candidatos ao governo. Quando os entrevistados eram perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, Lobão Filho aparece na dianteira, com 38% de rejeição no eleitorado. Flávio Dino aparece com 12%, seguido de Saulo Arcângeli com 10%, Pedrosa 9%, Nenhum (14%) e “Não sabe” (17%).

Esse cenário mostra o desgaste de um grupo que ao longo de cinquenta anos de domínio político transformou o Maranhão no mais miserável estado da federação. A situação de fragilidade do clã Sarney é tão evidente, que a governadora Roseana preferiu ir até o fim do mandato para tentar reeleger o sucessor, algo que já ingressou na seara do impossível.

A pesquisa da TV Guará/Exata foi realizada entre os dias 3 e 7 de maio, em 45 municípios do Maranhão, e ouviu 2 mil eleitores. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário