segunda-feira, 7 de abril de 2014

Os recordes da Petrobras


A maior empresa brasileira, controlada pelo estado, tem sido alvo de inúmeras críticas e denúncias, todas merecidas. São escândalos que não acabam mais, suspeitas de corrupção que precisam ser esclarecidas, e uma visível destruição de valor para seus acionistas (leia-se: o povo brasileiro). Tudo isso tem sido exposto pelo que resta da imprensa independente no país, enquanto aquela chapa-branca opta por um constrangedor silêncio.

Alguém mais cínico, portanto, poderia desconfiar do anúncio de página inteira que a Petrobras estampou nos maiores jornais do país hoje. Tanto na Folha como no GLOBO há uma propaganda ocupando uma página toda, o que não sai barato. Seria uma forma de a empresa usar seu poder econômico como anunciante para pressionar esses jornais? Por que uma empresa quase monopolista precisa fazer tanta propaganda para divulgar alguns recordes de produção e refino?

Até porque, convenhamos, recorde de pré-sal (ainda insignificante no total da produção) e fertilizante não é algo tão notório assim, quando lembramos que a produção total de óleo e gás da empresa caiu nos últimos anos! Isso mesmo após o gigantesco programa de investimentos.

Se a Petrobras quer divulgar recordes relevantes, deveria começar pelo seu endividamento. Esse, sim, bate recorde atrás de recorde, em patamar cada vez mais expressivo (e assustador). Ou talvez a empresa pudesse divulgar o recorde de destruição de valor em curto espaço de tempo, algo que não se vê por aí com facilidade. Dezenas de bilhões de dólares evaporando em meses: eis um recorde e tanto!

Quem sabe a estatal possa divulgar outro recorde: em montante de contratos sem licitação. Como mostra a Folha hoje, foram mais de R$ 90 bilhões nos últimos 3 anos! Quase um terço de tudo que a empresa contratou com fornecedores, sem passar por licitação.

Outro recorde? A quantidade de gente que acredita que há corrupção na estatal. Pesquisa da Datafolha mostra que 78% dos entrevistados acreditam que existe corrupção na Petrobras, e quase 30% dizem acreditar que tal corrupção é maior do que nas outras estatais. Sorte do governo Dilma que há uma grande massa de alienados, pois mais de 40% sequer tomaram conhecimento do escândalo da refinaria no Texas.

Enfim, como podemos ver, a Petrobras tem batido muitos recordes, mais os que chamam a atenção mesmo não são positivos. Muito pelo contrário: são péssimos! Só não esperem ver um anúncio pago pela estatal para expor esses recordes incríveis, assim como não esperem que a imprensa chapa-branca mostre aos leitores todos os indícios de “malfeitos” na Petrobras.

Nesses veículos de imprensa, um anúncio da empresa representa parte significativa do faturamento total, o que explica o silêncio conivente. Nos demais, resta-nos torcer para que a pressão financeira não surta efeito, pois o povo brasileiro tem direito de saber o que se passa por baixo do pano na empresa que é sua propriedade…

Nenhum comentário:

Postar um comentário