terça-feira, 12 de maio de 2015

Repórter acusa Obama de mentir sobre morte de bin Laden


Repórter acusa Obama de mentir sobre morte de bin Laden (foto: EPA)
Repórter acusa Obama de mentir sobre morte de bin Laden 
(foto: EPA)
Vencedor de Pulitzer contraria versão oficial da Casa Branca

(ANSA) - O jornalista Seymour Hersh, vencedor de um prêmio Pulitzer, acusou o presidente norte-americano, Barack Obama, de ter mentido sobre a morte de Osama bin Laden, ex-líder da Al-Qaeda.

Em um artigo publicado na "London Review of Book", ele afirmou que a operação que matou o terrorista em 2011 não foi "totalmente norte-americana", como a Casa Branca sempre sustentou. O jornalista defendeu que o sucesso do plano só foi possível com a colaboração da inteligência paquistanesa.

Hersh citou uma fonte da inteligência norte-americana, segundo a qualbin Laden não estava se escondendo em uma casa em Abbottabad, mas sim, estava sendo mantido prisioneiro pelas autoridades paquistanesas. Os EUA teriam ficado sabendo da informação através de uma fonte que cobrou US$ 25 milhões.

Segundo o repórter, os serviços secretos do Paquistão encontraram o terrorista em 2006. Ele foi mantido refém e usado para que talibãs e outros extremistas parassem suas atividades no Paquistão e no Afeganistão. A Casa Branca, por sua vez, alegou que as denúncias do vencedor do Pulitzer nos anos 1970 não têm fundamento. 

De acordo com a versão oficial, a inteligência norte-americana descobriu que bin Laden se escondia em uma casa em Abbottabad, no Paquistão, após uma série de investigações da CIA. Uma equipe de Navy SEAL invadiu o local em 2 de maio de 2011 e matou o líder da Al-Qaeda. (ANSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário