domingo, 16 de novembro de 2014

VOCÊ SABIA?

Por Ipojuca Pontes
 
"Quem lutar pelo comunismo tem de poder lutar e não lutar; dizer a verdade e não dizer a verdade; prestar serviços e negar serviços; manter a palavra e não cumprir a palavra; enfrentar o perigo e evitar o perigo; identificar-se e não identificar-se. Quem lutar pelo comunismo tem de todas as virtudes apenas uma: a de lutar pelo comunismo" - Bertold Brecht, A Medida Punitiva.

  
Você sabia?...  Todos precisamos saber que o Brasil esteve a ponto de se tornar um pardieiro político sob o jugo comunista. Também, e principalmente, o que disse José Américo de Almeida, um dos grandes intelectuais brasileiros, sobre a Revolução de 1964. 
  
Você sabia que o Komintern, a Internacional Comunista fundada por Lenin em 1919, posta em movimento por Joseph Stalin nos anos 1930, tinha como principal objetivo criar a República Internacional Comunista, cuja composição  tricontinental, a ser formada pela URSS (Europa), China (Ásia) e Brasil (América Latina), tinha como meta passar o rolo compressor por cima dos Estados Unidos – “sede do império capitalista” - e governar o mundo?
  
Você sabia que, para atingir tais objetivos, o Komintern Soviético financiou com o ouro de Moscou a Intentona Comunista de 1935, liderada pelo renegado ex-Capitão Luís Carlos Prestes ao lado de militantes comunistas internacionais; e que a eclosão do “putsch” (golpe militar), nos quartéis de Natal, Recife e Rio de Janeiro, resultou em combates virulentos nos quais os agentes esquerdistas mataram covardemente companheiros militares que dormiam nos quartéis?

Você sabia que em maio de 1961 e agosto de 1962 – muito antes, portanto, do contragolpe militar de 1964 – dezenas de filiados das Ligas Camponesas e dissidentes do PCB participaram de inúmeros cursos de guerrilhas administrados em Cuba, onde, além da doutrinação ideológica, aprendiam, em manobras simuladas, como atacar  pelas costas, manejar armas e produzir bombas incendiárias e coquetéis molotov?

Você sabia que entre 1962/1963 foram enviadas ao Nordeste, via Havana, fuzis e armas de procedência tcheca para abastecer militantes comunistas e integrantes das Ligas Camponesas empenhados na luta armada? 

Você sabia que 350 integrantes das Ligas Camponesas nordestinas estagiaram na Academia Militar de Pequim, na China, onde, em 1963, foram adestrados para liquidar a frágil democracia cabocla e deflagrar a luta armada nos campos do Nordeste do Brasil?
Você sabia que entre 1964/1965 Fidel Castro passou às mãos de Leonel Brizola, acolitado por Darcy Ribeiro e Betinho Defensor do Povo, a quantia de 1 milhão de dólares para deflagrar em Minas Gerais a guerrilha da serra de Caparaó, dinheiro que desapareceu na Luz Escura do Vazio, razão pela qual Fidel passou a chamar o caudilho gaúcho de “El Ratón”?  

Você sabia que 2 anos depois, em julho de 1966, dissidentes do PCB e integrantes da organização Ação Popular (em que perfilavam  o Padre Alípio e Herbert de Sousa, o Beatinho Defensor do Povo) explodiram uma bomba no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, com o objetivo de liquidar o Marechal Costa e Silva, então candidato à Presidência da República, matando o poeta paraibano Edison Régis e o vice-almirante Nelson Fernandes, além de atingir 17 pessoas, entre eles o mutilado jogador de futebol “Paraíba”, num atentado tido como estopim para o início da persistente luta armada no Brasil?   

Você sabia que João Pedro Teixeira, Nego Fubá e Pedro Fazendeiro, vítimas da guerra camponesa travada em Sapé, na Paraíba, e logo  transformados em “Mártires das Ligas”, eram funcionários do Partido Comunista com estágios na China e em Cuba (os dois últimos) e que, todos eles, catequizados para a luta revolucionária, pretendiam implantar “na lei ou na marra” a reforma agrária no Nordeste, prenúncio  da co-munistização do País?

Você sabia que o líder comunista Luís Carlos Prestes, em entrevista concedida à revista Manchete, em abril de 1963, afirmou: “Com Jango os comunistas estão no governo; agora só falta tomar o poder”.

Você sabia que a quase totalidade do povo e da classe média do Brasil exigiu e apoiou o contragolpe dos milicos em 1964 e que o respeitável intelectual Otto Maria Carpeaux, nas páginas do “Correio da Manhã” de 31 de março de 1964, escreveu o célebre editorial intitulado “Basta!”, contra a tentativa de Jango e os comunistas estabelecerem a República Popular Sindicalista do Brasil?

Você sabia que José Américo de Almeida, a consciência crítica nacional, responsável pela queda da ditadura de Vargas, escreveu que “Se a Revolução de 1964 não nos trouxe todos os bens, evitou todos os males”?

E você sabia que a Revolução Cubana de  Fidel Castro, considerada modelar para a revolução socialista brasileira, fez de Cuba - terceira economia continental nos anos 1940/1950 – um cárcere infecto e miserável que transformou o povo cubano em vassalo de uma tirania sangrenta?

Pois é – pra você ver. São fatos todos eles bem documentados e à disposição de quem quiser procurá-los em livros, registros, bibliotecas, filmes e até na internet.





____________
Ipojuca Pontes é Cineasta, ex-Secretário de Cultura e Jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário