sábado, 19 de julho de 2014

CNV convoca 16 agentes

Por Evandro Éboli

Comissão da Verdade convoca 16 agentes da repressão para depor sobre mortes e torturas Entre os convocados está o general reformado José Antônio Nogueira Belham, que comandou o DOI

BRASÍLIA — A Comissão Nacional da Verdade convocou 16 agentes da repressão envolvidos em mortes, torturas e desaparecimentos de opositores do regime militar para prestarem esclarecimentos em Brasília. Esses depoimentos vão ocorrer entre os dias 21 a 25 de julho. A convocação é uma prerrogativa da comissão. Entre os convocados está o general reformado José Antônio Nogueira Belham, que comandava o Destacamento de Operações e Informações (DOI), do I Exército, em janeiro de 1971, quando o deputado federal Rubens Paiva foi morto por integrantes do DOI. Com a convocação, eles estão obrigados a depor.

Entre os convocados, sete atuaram em ações das Forças Armadas na Guerrilha do Araguaia. Sebastião Curió, militar que comandou ações no Araguaia, não foi convocado neste momento. A comissão tentará ouvi-lo em agosto. Dos 16 convocados, 11 receberam a Medalha do Pacificador com Palma, uma das principais honrarias do Exército Brasileiro. Foram chamados para depor o ex-sargento do Exército, Jurandyr Ochsendorf e Souza, que, segundo a comissão, participou da farsa montada pelo Exército envolvendo o resgaste de Rubens Paiva. O ex-médico militar e general reformado Ricardo Fayad, que atuou na Casa de Morte de Petrópolis, está entre os convocados.

O coordenador da Comissão da Verdade, Pedro Dallari, afirmou que os convocados estão citados em documentos relacionados a graves violações.

— A Comissão da Verdade deseja dar a eles a oportunidade de darem suas versões sobre os fatos antes da finalização do relatório da comissão, que será divulgado em dezembro — disse Dallari.

Oschsendorf e Fayad já haviam sido convocados anteriormente, mas não compareceram. Alegaram problemas médicos.

Segundo a comissão, os ex-agentes convocados também tem explicações a dar sobre a prisão, tortura e morte de brasileiros no Estádio Nacional, no Chile e também a operações contra integrantes da Ação Libertadora Nacional (ALN), que culminaram nas mortes de Iuri e Alex Xavier Pereira.



_______________________________
Observação do site A Verdade Sufocada:

Santa inocência ! Pensaram que queríam levar ao conhecimento dos brasileiros as ações terroristas, os crimes que os camaradas cometeram?...
O relatório da CNV já estava pronto há muitos anos...
Esperavam apenas chegar ao poder para montar o circo e levar os que impediram que tomassem o poder pela força, à execração popular!

Esperemos que os agentes convocados se preparem e mostrem a nação brasileira porque tiveram que pegar em armas para lutar contra inimigos da liberdade, assaltantes, sequestradores, assassinos e terroristas. Digam os nomes, as organizações a que pertenciam e o que pretendiam! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário