quarta-feira, 24 de junho de 2015

Dias Toffoli revoluciona a Tecnologia da Informação


DiasToffoli_Dormindo-no-SupremoEntre os vários certificados que adquiri em minha trajetória em TI, dois são meus preferidos: CISA (Certified Information Systems Auditor) e CISM (Certified Information Security Manager). De acordo com o syllabus de cada uma das certificações, somos obrigado a saber, dentre outras coisas, que os sistemas são mais seguros quando possuem trilhas de auditoria, ou algo que o substitua. Por exemplo, se existe uma gravação no banco de dados relacionada a informações críticas, é preciso ter um log (registro) do usu ário que fez a alteração, o horário e qual a alteração efetuada.

O ministro Dias Toffoli, presidente do TSE, está revoltado com a aprovação do voto impresso, pois a ilustre figura deu uma declaração que deve revolucionar o conteúdo de todas as certificações de segurança e auditoria em TI: “Do ponto de vista técnico, a Justiça eleitoral é contrária. Toda concepção da urna eletrônica se baseou na intenção de terminar com a intervenção humana, que não deixa digitais muitas vezes.”

Pela nova tese revolucionária de Toffoli, as transações bancárias devem se tornar mais seguras uma vez que não permitirem mais a geração de recibos. Eis a tese da fé cega nos sistemas eletrônicos, que já foi tornada ridícula por qualquer especialista da área há décadas. Mas Toffoli não se contenta com isso: para ele, um sistema passível de não ser auditado, passa a ser um sistema “livre da intervenção humana”.

O Efeito Dunning-Kruger realmente não tem limites!


Nenhum comentário:

Postar um comentário