segunda-feira, 28 de julho de 2014

O PENICO ESTÁ NA SALA

Por Ignácio José de Araújo Mahfuz

Engodo, traição, desmandos, mentiras, incompetência, incapacidade, demagogia, deslealdade, hipocrisia, injustiça e corrupção sempre existiram.

Desde priscas eras.

A história está repleta de exemplos.

Segundo a Bíblia, Eva, no paraíso, foi corrompida com uma maçã.

Com uma inocente e frugal maçã.

Continuando nas páginas bíblicas, o próprio Jesus Cristo, desde Herodes até Pilatos, passando pelos trinta dinheiros do Judas, foi levado ao Calvário devido à inveja e a injustiça.

Impérios poderosíssimos, como o grego e o romano, ruíram em função do deterioramento e do aviltamento dos mais elementares valores éticos e morais do ser humano.

Na França, em 1789, quando a plebe se fartou do pão e do circo oferecidos pela corte, a Bastilha caiu.

Não faltam exemplos na história da humanidade.

No Brasil, ao longo dos "500 anos", são corriqueiros os casos e causos de atos ilícitos e pouco recomendáveis.

Já no início, quando do descobrimento, o escriba oficial da esquadra de Cabral, Pero Vaz de Caminha, entre as loas que escreveu sobre a nova terra, dizem, fez um pedido ao rei de Portugal, em favor de um parente seu.

Daí em diante...

Daí em diante, os nossos índios, iludidos, literalmente, "entregaram o ouro" em troca de bugigangas, cachaça e quinquilharias.

Hoje, os "índios", miseráveis, fruto dos "catecismos", formam "nações", "territórios" e "reservas".

Todas riquíssimas.

É a evolução...

Mais modernamente, outros (e muitos) "patriotas" vendem-se a peso de ouro e dólares, de preferência depositados no exterior.

Em decorrência disso, as "caixas-dois" e as "mordomias" podem ser consideradas coisas "inocentes", de principiantes, já fazendo parte do passado.

Antes tudo era feito às escondidas, sorrateiramente, por baixo do poncho, nas moitas, nas macegas, lá atrás das bananeiras...

Hoje, o despudor, a falta de vergonha, de moral e de ética são tão grandes que tudo está sendo feito às claras, de forma escancarada, descarada e impunemente.

Colocaram o penico na sala e, ali, ele é usado despudoradamente.

A "coisa" ficou explícita, virou rotina.

É a sala repleta de penicos...

Quem são os "donos" da casa?

Quem manda e desmanda?

Os bancos? As redes de televisão? A globalização? A imprensa (de todas as cores e tamanhos...)? As multinacionais? A CUT? Os sindicatos? Os "Neoliberais"? Os cartéis? O MST? O FMI? A bandidagem? As Igrejas? Os oligopólios? Os fisiológicos e interesseiros politiqueiros? Quem mais?

Todos, todos estão mandando e mamando, menos, infelizmente, o "povão", a esmagadora maioria da operosa e sofrida população brasileira, a qual, cada vez mais desesperançada, espoliada, enganada e aviltada, dia após dia, pacote após pacote, escândalo após escândalo, eleição após eleição, vê, por enquanto impassível, os valores éticos e morais desta grande Nação serem transformados em "enchimento de penico".

Até quando esse descalabro?

Até quando o penico continuará na sala?


Fonte: TERNUMA


________________________
Ignácio José de Araújo Mahfuz é Engenheiro Agrônomo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário