sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Polônia especula sobre tesouro da Segunda Guerra



Um mistério vem intrigando a Polônia há 70 anos. É a lenda de um trem da Alemanha nazista, que desapareceu quando carregava um tesouro de verdade. Seriam 300 toneladas de ouro e de joias. 

Foi em 1945, no finzinho da Segunda Guerra, e a versão é a seguinte. O Exército russo já tinha penetrado em boa parte da Polônia, e os alemães estavam batendo em retirada. Eles então tentaram levar para Berlim esse carregamento precioso, que tinha sido confiscado dessa vasta região da Europa. Vira e mexe, corria o boato de que o tesouro foi encontrado. Mas nada era confirmado. Eis que, há alguns dias, um escritório de advocacia foi procurado por dois aventureiros. Eles pediram que os advogados intermediassem uma proposta para as autoridades. Mostrariam o local em que localizaram o trem, enterrado dentro de um túnel desativado, mas pediam em troca a recompensa de 10 por cento do tesouro. 

A identidade dos aventureiros, se eles realmente existem, é mantida em segredo. E ninguém sabe se o governo de Varsóvia está negociando com eles. Mas estamos em tempos de internet. Os sites e as redes sociais da Polônia entraram em ebulição com a história. O desaparecimento do trem até que poderia fazer sentido. Teria acontecido perto da cidade de Wroclaw, que fica na antiga Silésia, um território polonês que pertenceu no passado a Alemanha. O prefeito da cidade disse à BBC que não acredita nessa história. Mas, por via das dúvidas, há uma operação de varredura da área em que o trem sumiu. Participam da operação militares, a polícia e até uma brigada do corpo de bombeiros. 

E pode ser que tudo não passe coisa inventada por dois aventureiros malucos. Mas essa história mexe com o imaginário das pessoas. Desde o século 18, circulam lendas fantásticas sobre tesouros encontrados por piratas, sempre em alguma ilha perdida nos sete mares. Mas e se dessa vez for verdade? Imaginem, um belo de um tesouro, em terra firme, enterrado bem no meio da Europa Central? É assim que o mundo gira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário