domingo, 16 de março de 2014

Congratulações à Esquerda

Por Carlos I.S. Azambuja

O texto abaixo comenta a forma lenta e gradual com que os antigos terroristas e militantes comunistas assumiram posições de destaque na política nacional, utilizando-as para embolsar dinheiro público e humilhar os que impediram seus planos totalitários no passado.

“As feridas e os erros da esquerda precisam sangrar para que as insuficiências e incompreensões possam ser superadas” (José Genoíno, O Globo, 06 Fev 96).


Logo após a Revolução de 31 de Março e 1964 que depôs o governo comunizante de João Goulart, as organizações, grupos e partidos de esquerda então existentes em nosso país e, logo após, inúmeras outras organizações constituídas pelas bases radicalizadas do chamado “Partidão”, definiram como prioridade a derrubada do regime instituído, utilizando como tática a violência armada e todas as formas de luta, conforme prescrevem os manuais do marxismo-leninismo. 

Esse projeto de luta armada, no entanto, vinha sendo alimentado desde antes de 1964, estimulado pelo exemplo da revolução cubana. Isso, sem falar nas propostas de revolução armada que vinham de muito antes, na melhor tradição bolchevique, como o levante comunista de 1935, determinado pelo Komintern. (LEIA MAIS)


_____________ 
* Carlos Azambuja é historiador.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário