sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Argentina já descobriu 117 bebês da ditadura



Imaginem uma jovem grávida que é presa em razão de suas atividades políticas. Na cadeia, ela é bem tratada e bem alimentada até dar à luz. Em seguida, é assassinada e sequestram o bebê dela, que é entregue para ser adotado por um militar. A criança cresce, vira uma pessoa adulta, e não sabe que foi roubada da mãe biológica.

Pois bem, episódios como este aconteceram mais de 500 vezes durante a ditadura militar da Argentina. A ditadura começou por lá há quase 40 anos. Terminou em 1983. Entre 9 mil e 30 mil pessoas foram mortas. Eram estudantes, sindicalistas e militantes de esquerda. E eram também mães assassinadas, e que tiveram o bebê sequestrado.

Esses casos têm sido esclarecidos, muito devagarinho, por um movimento chamado Avós da Praça de Maio. Há um mês, essa entidade esclareceu o caso número 117. Uma jovem, hoje com pouco mais de 30 anos, ficou sabendo que era filha biológica de um casal de militantes da cidade de Mendoza. Os pais de verdade foram mortos pela ditadura.

Quando alguém desconfia que não é filho ou filha de algum casal, o procedimento consiste em fazer um exame de DNA. Depois, esse exame é comparado com o que é feito por parentes dos desaparecidos.

Existem histórias trágicas, como a de uma moça que acreditava ser filha de um velho coronel. Ela tinha raiva das Avós da Praça de Maio, porque acreditava que elas queriam apenas revanchismo político. Até que ela descobriu que ela própria tinha sido sequestrada da mãe biológica. O coronel, que se dizia pai dela, está hoje cumprindo pena de prisão.

Esse tipo de história permite que a gente conclua o tamanho da tragédia que a Argentina viveu durante a ditadura. Foi uma grande infelicidade política e humana. O país pode estar quebrado, pode estar às vésperas de uma nova besteira nas eleições presidenciais deste mês de outubro. Mas não está com militares conspirando pelas costas, para dar mais um golpe e instalar uma nova ditadura.

É assim que o mundo gira. Boa Noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário