quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Aventuras na História - Anos de Chumbo


Algumas verdades, muitas meias verdades e inúmeras omissões.

Na seção LUTA ARMADA reproduzimos neste site, a matéria publicada em Aventuras na História - Editora Abril - "Brasil Anos de Chumbo",  de Tiago Cordeiro, que usa, entre outras fontes, os  livros A Ditadura Envergonhada e a Ditadura Escancarada, de Élio Gáspari , O Fantasma da Revolução Brasileira, de Marcelo Ridenti e A Verdade Sufocada, de Carlos Alberto Brilhante Ustra, além de dados do Arquivo Público do Estado de São Paulo e declarações de alguns ex-militantes de organizações terroristas que atuaram na luta armada.

No momento em que a Comissão da Verdade se propõe a finalizar o seu relatório sobre a luta armada, julgamos necessário republicar, na seção VALE A PENA LER DE NOVO, a matéria Brasil - Anos de Chumbo,   para que os brasileiros tomem conhecimento de alguns fatos que ocorriam nas décadas de 60 e 70 e que a CNV e o governo resolveram omitir desse relatório, cuja finalidade, segundo a Presidência da República, a Secretaria de Direitos Humanos e a própria  comissão , era levar aos brasileiros o “DIREITO À MEMÒRIA E A VERDADE”.

A reportagem é interessante, mas peca pela omissão de alguns "detalhes".
A respeito dessa matéria, nós, do site www.averdadesufocada.com , temos  algumas considerações a fazer, pois os motivos pelos quais as instituições militares  pegaram em armas não foram reveladas.

Esses “detalhes”, como são citados na matéria, continuaram ignorados com o desenrolar das atividades da Comissão da Verdade,  que omitiu  os crimes de subversivos, assaltantes, sequestradores, assassinos e terroristas, fixando-se apenas na execração pública dos agentes do Estado que lutaram contra os membros de organizações terroristas.

Os 120 mortos executados por essas organizações foram ignorados.  Isto sem contar os “ justiçados” que foram assassinados pelos próprios companheiros de organização.

Parece-nos que a finalidade dessa comissão é reescrever a história para transformar comunistas fanáticos em “ heróis que lutavam pela liberdade”.

Para ler parte dessa matéria e entender melhor essa história entre nos links abaixo



Anos de chumbo III

Nenhum comentário:

Postar um comentário