segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

O Sofa do $talinácio

Um acidente!? Uma Bíblia Catolica cai no chão, quase no meu pé descalço, bem em cima de uma fotografia prontinha para o lixo. Era uma imagem envelhecida de Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado de seu companheiro José Dirceu, agora um Guerreiro do Povo Brasileiro caído na desgraça do cárcere. Por obra do acaso (que não existe) o Livro da Lei Sagrada abriu em Eclesiástico, 14. Eis que meu olhar profano foi direcionado a mensagens sagradas - que se encaixam de forma justa e perfeita no contexto brasileiro.

"Feliz o homem que não pecou pelas suas palavras, e que não é atormentado pelo remorso do pecado" (1); "Para o homem avarento e cupido a riqueza é inútil; para que serve o ouro ao homem invejoso?" (3); "Quem acumula injustamente, com prejuízo da vida, acumula para outros, e outro há de vir que esbanjará estes bens na devassidão" (4); "Para quem será bom aquele que é mau para si mesmo? Não terá nenhuma satisfação em seus bens" (5).

"Lembra-te que a morte não tarda, e de que o pacto da moradia dos mortos te foi revelado, pois é lei deste mundo que é preciso morrer" (12); "Pratica a Justiça, antes da tua morte, pois na moradia dos mortos não há de se achar alimento" (17); "Toda carne fenece como a erva, e como a folha que cresce numa árvore vigorosa" (18); "Umas nascem, outras caem. Assim, nesta raça de carne e sangue, uma geração morre, outra nasce" (19).

"Tudo que é corruptível acabará por ser destruído, e o artesão morrerá com o seu trabalho" (20); "Toda obra excelente será aprovada e seu autor nela achará orgulho" (21); Feliz o homem que persevera na sabedoria, que se exercita na prática da Justiça, e que, em seu coração, pensa no olhar de Deus que tudo vê" (22).

Se eu fosse o companheiro $talinácio (graças a Deus, não sou), faria uma reflexão sobre tais palavras. Ainda mais para não ter eventuais conflitos com a consciência, depois do recente depoimento prestado à Polícia Federal sobre broncas levantadas pela Operação Lava Jato. José Dirceu de Oliveira e Silva deve ter odiado o que Lula falou dele à Polícia Federal.

Conforme trecho que vazou na imprensa, Lula garantiu que não participou do processo de escolha dos diretores da Petrobras (que são processados por corrupção e outros crimes). Claramente, jogou a culpa em José Dirceu, réu condenado no Mensalão e reincidente no Petrolão. Como era esperado, Lula só faltou dizer que não sabia de nada, mas assegurou que foi Dirceu, na Casa Civil de sua Presidência da República, quem nomeou os diretores da petrolífera, desde Renato Duque (Serviços) a Paulo Roberto Costa (Abastecimento).

Existe uma saída técnica para Dirceu não se tornar mais culpado ainda, em função das palavras do chefão Lula. O ex-Presidente (sempre Presidentro) poderia reformular o depoimento e indicar o verdadeiro responsável por todas as indicações problemáticas. O criminoso perfeito seria o sofá da Casa Civil. Lá devem ter sentado aqueles que articularam as nomeações (Dirceu, Antônio Palocci, Erenice Guerra e até a Dilminha - a mesma que presidiu o Conselho da Petrobras). Portanto, tal qual nas lendárias piadas sobre traição, a inteira culpa é do safado do sofá!

O Alerta Total renovará o apelo que já fez um dia. O Vaticano deveria acelerar o processo de santificação de Lula. O Papa Francisco tem de correr com este negócio... O poderoso chefão do PT é um santo (mesmo que alguns inimigos aleguem que seja do "Pau Oco"). A terrível oposição nas redes sociais insiste, todos os dias, que "o cara" (né, Obama) tem de acertar as contas com a Justiça...

Lula insiste que inexiste gente mais honesta que ele, e até tenta processar quem lhe deixa muito pt da vida. Ainda bem que o Judiciário não tem embarcado na malandragem do Santo $talinácio. O perigo é que ocorra alguma recaída autoritária. Afinal, todas as instituições estão muito aparelhadas, seja por fiéis seguidores da ideologia nazicomunopetralha, seja por fieis cumpridores de missões das variadas organizações criminosas. Todo cuidado é pouco em Bruzundanga...

Ok! O Sofá do $talinácio é o grande culpado. Sendo assim, vamos sentar nele e pagar a nossa pena. Somos nós quem permitimos que este móvel da traição permaneça no meio da sala da vida nacional. Assim, nós, os verdadeiros culpados, junto com o sofá, temos a obrigação moral e cívica de promover a mudança. Vamos tirar o sofá da sala, mas sem deixar que um bode fique no lugar dele.

A retirada simbólica do sofá só se materializa com uma mudança na estrutura do Estado Brasileiro. Temos de romper com o Capimunismo Rentista. Precisamos implantar uma República, com Federalismo de verdade. Necessitamos implantar o voto distrital com direito a recall (questionamento direto, pelo eleitorado, do eleito que não cumprir a função definida ou infringir a lei). Tudo isto será feito por uma Intervenção Constitucional pelo Poder Instituinte do Cidadão.

Enquanto estivermos sob o regime do sofá (do $talinácio ou da PQP), permaneceremos no mesmo subdesenvolvimento, sob desgovernança do crime organizado. Reformar o "sofá" (como deseja agora a classe política desesperada) é um paliativo inútil. Só vai adiar que o impasse se consolide, efetivamente, em uma ruptura institucional. Romper com este "sofá" é a solução. Intervenção Constitucional, já!

Rosetagem


Devassidão


Quando vem o troco do Cunha?


Preferência atual


Canção Inspiradora

Os imortais Nelson Gonçalves e Tim Maia cantam a canção justa e perfeita para Dilma Rousseff e outras figuraças dos três poderes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário