sexta-feira, 6 de junho de 2014

“Não sei”

Por Paulo Roberto Gotaç

Versão pesada que circula pela internet com o 
canhão metaforicamente apontado 
para aquela outra arma letal para o Brasil
A Presidente Dilma, em recente entrevista a jornalistas estrangeiros, criou  entre eles e muito mais entre toda a sociedade brasileira, uma sensação de perplexidade quando, ao ser indagada a respeito da razão pela qual, afinal, o país está a apresentar índices lamentáveis de crescimento, respondeu com um sonoro e metálico "não sei".

Ao tentar interpretar essa estonteante resposta, o que vem à cabeça do cidadão por ela governado?

Ele há de se perguntar primeiramente se Sua Excelência realmente não tem conhecimento dos motivos, fato inquietador, partindo a negativa de quem partiu.
Poderá também ele, o cidadão, divagar a respeito da hipótese, segundo a qual a Presidente está perfeitamente ciente das causas do baixo crescimento mas teme divulgá-las explicitamente, para não prejudicar o andamento da campanha eleitoral, já em curso, e baseada em atos demagógicos e inaugurações fantasmas.

Existe também, prosseguirá ainda o nosso cidadão, a possibilidade de que ela, a Presidente, sabendo dos argumentos bizarros frequentemente emitidos pelo seu Ministro da Fazenda, Sr. Guido Mantega, um dos 39, para justificar a inflação persistente e o depauperado crescimento do PIB, considere que qualquer exposição de ponto de vista no sentido de avaliar o atual momento econômico só fará aumentar a insegurança e incerteza geral.

Uma outra linha de raciocínio que poderá ser lembrada também pelo mesmo cidadão consistirá em imaginar um agudo grau de alienação arquitetado pelos seus escudeiros mais próximos, ao blindá-la dos fatos desagradáveis protagonizados por grandes parcelas da população ao longo de inúmeras demonstrações de protesto e greves perturbadoras que ela, com tranquilidade postiça, acha natural no regime democrático, ora ameaçado por decreto suspeito emanado dos subterrâneos do Planalto.

Qualquer que seja a realidade, porém, o fato indiscutível é que o "não sei" traduz o descalabro que está caracterizando este governo, tutelado por um partido desesperado cujas hostes não medem esforços no sentido de se eternizar no poder a qualquer custo, contando, para isso, com o baixo nível do eleitorado e com a instrumentalização das instituições.


Fonte: Alerta Total


________________
Paulo Roberto Gotaç é Capitão de Mar e Guera, reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário