segunda-feira, 21 de abril de 2014

Três coisas que destaco na pesquisa Ibope.


A primeira constatação interessante que o Ibope permite é dizer que quanto mais alta a faixa etária e quanto mais baixa a escolaridade, maior a insatisfação dos brasileiros. Os mais velhos e os menos instruídos, o que é surpreendente, são, no momento da pesquisa, os mais insatisfeitos. Acaba a lenda do "grito das ruas" como o fator que decidirá a eleição. A maioria silenciosa ainda domina.

Segundo dado revelador. Aécio Neves tem uma intenção de voto bem mais baixa do que os outros candidatos junto ao sexo feminino. Sem dúvida alguma, é o efeito Dilma e Marina. O povo está avisando que quer uma vice mulher. Atenção: não é qualquer mulher, é mulher que agregue mensagem, força e liderança. Não é mulher-região. É mulher perfil. É decisão das mais estratégicas para uma vitória que se revela possível.

Por fim, uma terceira manifestação do eleitor que impressiona na pesquisa do Ibope: há praticamente um empate técnico entre Aécio e Dilma entre aqueles que querem mudança e que já são a grande maioria. No Sul (15% x 14%) e no Sudeste (24% x 21%), Aécio Neves já ultrapassou Dilma Rousseff como o mais preparado para fazer as mudanças desejadas pelo eleitor. Por sexo, idade e faixa etária, entre os que desejam mudanças, a petista tem apenas 24% contra 22% do tucano.

Há muito tempo, não havia uma pesquisa tão reveladora para a Oposição. Que seja bem interpretada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário