quarta-feira, 30 de abril de 2014

Polícia apreende computadores e documentos da ditadura no sítio de Paulo Malhães

Por Cássio Bruno  e Chico Otávio - O Globo

Objetivo é recolher provas que possam contribuir para a investigação de crimes da época
Morte do tenente-coronel do Exército está sendo investigada pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense

Policia Federal apreende computadores e documentos no sítio do coronel reformado Paulo Malhães, morto durante assalto Antonio Scorza

RIO - Uma operação da Polícia Civil do Rio, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal recolheu nesta segunda-feira três computadores, mídias digitais, agendas e documentos do período da ditadura, inclusive relatórios de operações, no sítio onde morava o tenente-coronel do Exército, Paulo Malhães, de 77 anos, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Malhães morreu na quinta-feira durante assalto em sua casa.

O mandado de busca e apreensão foi deferido no último sábado, pelo juiz federal Anderson Santos da Silva, e teve por finalidade apreender, além de documentos, outras provas que possam contribuir para a investigação de crimes cometidos durante a ditadura militar por agentes do Estado.

Os policiais da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) e o procurador federal Sérgio Suiama chegaram no sítio por volta do meio-dia. A operação, acompanhada pelo GLOBO, durou cerca de três horas e meia. De acordo com Suiama, a morte de Paulo Malhães está sendo investigada apenas pela DHBF. A presença dos agentes da Polícia Federal no local foi para dar escolta ao procurador já que a região é dominada pelo tráfico.

— Estamos acompanhando um pedido de busca federal. Não entramos no caso da morte do coronel — afirmou Sérgio Suiama, ao GLOBO.

A viúva do militar Cristina Batista Malhães e o caseiro Rogério Pires, que estavam no momento do assalto na propriedade, também participaram da diligência. Cristina não quis falar com a imprensa. Já Pires admitiu que teme pela segurança da família.

Eu moro aqui perto. Quem não tem medo? Eu tenho dois filhos — afirmou o caseiro, sem dar mais detalhes sobre o dia do crime.

O delegado titular da DHBF, Marcus Maia, informou que, além da viúva e do caseiro, dois filhos de Paulo Malhães já prestaram depoimento. Segundo Maia, a principal linha de investigação é latrocínio (roubo seguido de morte), mas não descartou outras hipóteses, como queima de arquivo e vingança.

O corpo de Paulo Malhães foi encontrado na última quinta-feira. Ele estava no chão, de bruços, com o rosto num travesseiro. Os bandidos levaram R$ 700, dois computadores, armas e joias. A mulher de Malhães e o caseiro da propriedade também foram mantidos reféns.

Como O GLOBO mostrou, a guia de sepultamento do tenente-coronel reformado informava que a morte fora ocasionada por um edema pulmonar e uma isquemia no miocárdio. Para especialista, é provável que Paulo Malhães tenha morrido por infarto. A família admitiu que o militar tinha problemas cardíacos.

Em junho de 2012, pela primeira vez, Paulo Malhães revelou ao GLOBO detalhes de como era a rotina da Casa da Morte, residência situada em Petrópolis, na Região Serrana. O local funcionava como centro de torturas da repressão. Segundo Malhães, nada ali foi feito à revelia do Centro de Informações do Exército (CIE).

Em março deste ano, em nova revelação do tenente-coronel ao GLOBO, ele contou que foi responsável por dar um fim ao corpo do ex-deputado Rubens Paiva: foi encarregado de desenterrar o corpo de Paiva e jogá-lo ao mar.

Em depoimento à Comissão Estadual da Verdade do Rio, o militar contou que o destino das vítimas da Casa da Morte era um rio na Região Serrana, e que, para evitar a identificação dos corpos, as arcadas dentárias e os dedos das mãos eram antes arrancados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário