quinta-feira, 27 de março de 2014

Pasadenagate: PPS pede que Ministério Público Federal requisite informações à Justiça dos EUA

refinaria_pasadena_01
Lupa na mão – O Partido Popular Socialista (PPS) encaminhará, na quinta-feira (27), ao Procurador Geral da República (PGR), Rodrigo Janot, petição em que sugere a busca de informações relativas ao processo judicial envolvendo a Astra Oil e a Petrobras no processo de compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA). O ofício do PPS pede que os dados sejam solicitados diretamente pelo MPF à Justiça norte-americana, por meio de cooperação jurídica internacional. O documento é assinado pelo deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ).

O parlamentar considera que os dados do processo que tramitou no Judiciário dos Estados Unidos “são fundamentais para elucidar” a transação que causou prejuízo bilionário à estatal brasileira.

“Precisamos colher informações detalhadas sobre a obrigatoriedade de a Petrobrás adquirir o controle total de Pasadena, que foi o gerador de um investimento extra de 820 milhões de dólares. Como se chegou a esse valor? Como foi determinado o pagamento? Nada disso está claro”, argumenta o autor da petição.

O PPS também sugere ao Procurador Geral da República que investigue a informação divulgada pela imprensa de que o então responsável pela subsidiária da Petrobras nos Estados Unidos, José Orlando Melo de Azevedo, foi nomeado por indicação do primo, José Sérgio Gabrielli, que era presidente da estatal, à época.

Azevedo presidiu a Petrobras América entre outubro de 2008 ao final de 2012, o que inclui o período em que ocorreu a compra de Pasadena.


Outra informação que o deputado considera fundamental diz respeito a eventuais melhorias que teriam sido feitas na refinaria e que foram usadas para elevar o preço pago pela Petrobras por Pasadena. “É necessário saber, por exemplo, que empresas e empreiteiras teriam sido contratadas”, argumenta Stepan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário