sábado, 22 de março de 2014

CAÇA ÀS BRUXAS NA UFSC: PERSEGUIÇÃO IDEOLÓGICA CONTRA ESTUDANTES

Por Maria Aparecida Nery

Brener Martins, estudante da UFSC, foi agredido fisicamente por Vinicius Aquinio Silva, acadêmico de Geografia na mesma instituição. Um boletim de ocorrência foi registrado na 5a DP (Trindade). Para Brener, o agressor age movido por convicções políticas e ideológicas: Vini­cius é militante do movimento estudantil com amplo apoio da Reitoria que adora Che Guevara, a ditadu­ra cubana e o bolivarianismo. Brener é contrário ao esquerdismo que permeia as práticas e posturas da Universidade.
   caça às bruxas na UFSC
“A Universidade Federal de Santa Catarina reúne, sim, gente de muito valor. Mas não dá para esquecer que é lá que se abriga, atenção!, um “núcleo bolivariano”, que reúne alunos e… professores. Que eu saiba, nem o Complexo PUCUSP, onde a fauna ideológica prima pelo exotismo, foi tão longe — mas também não estou assegurando nada.” Reinaldo Azevedo 

O fato

Na tarde do dia 13 de fevereiro último, o estudan­te de Física da UFSC, Brener Martins, foi agredido fisicamente por Vinicius Aquinio Silva, acadêmico de Geografia na mesma instituição. A agressão ocor­reu quando ambos se encontraram em uma parada de ônibus. Um boletim de ocorrência foi registrado na 5a DP (Trindade). Para Brener, o agressor age movido por convicções políticas e ideológicas: Vini­cius é militante do movimento estudantil com amplo apoio da Reitoria que adora Che Guevara, a ditadu­ra cubana e o bolivarianismo. Brener é contrário ao esquerdismo que permeia as práticas e posturas da Universidade.

Agredido

Natural de Campo Grande (MS), Brener Pereira Martins ingressou no curso de Física da UFSC em janeiro de 2009, aos 18 anos. Ele também havia sido aprovado (em 60 lugar na classificação geral, sem participação no Enem) na Universidade Estadual de Maringá. O estudante é membro da E3 – Equi­pe UFSC de Eficiência Energética, que pesquisa tecnologias de alta eficiência, vinculada ao Centro Tecnológico da Universidade. Ele trabalha na cons­trução de dois protótipos de baixo consumo, cuja meta é projetar veículos populares que percorram a distância de100 quilômetros com somente um litro de gasolina, diesel ou etanol. Em 2012 Brener foi a Houston (Texas), onde a E3 participou com destaque da Shell Eco-marathon. Em setembro de 2013 ele palestrou sobre o tema no Open Hardware Summit, no Massachussets Institute of Technology (MIT).

Agressor

Paulistano, aos 20 anos Vinicius foi aprova­do nos vestibulares 2008 da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde matriculou-se no curso noturno de Geografia do Campus de Presidente Prudente. Atuando na linha de pesquisa da sociologia de as­sentamentos rurais e militando em um grupo de estudos e pesquisas em educação popular, em 2012 Aquinio produziu um trabalho para o Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural (NUPEDOR) do Campus de Araraquara da Unesp: A organiza­ção dos sem-terra: dinâmica político-organizativa do MST no Pontal do Paranapanema/SP. Ainda em 2012 Vinicius Aquinio Silva prestou vestibular na UFSC e transferiu-se para Florianópolis. Ele é secretário geral do Conselho da Moradia, órgão da Pro-Reitoria de Assuntos Estudantis.(LEIA MAIS)



Nenhum comentário:

Postar um comentário