É um espanto! O advogado Miguel Nagib, criador da ONG Escola Sem Partido,
vai fazer uma palestra em Porto Alegre sobre o abuso da liberdade de ensinar
por parte dos professores, que muitas vezes mais parecem militantes
partidários. O que fazem os professores para reagir? Repudiam a liberdade do
palestrante de expor seu ponto de vista e, indiretamente, assumem que querem
doutrinar ideologicamente mesmo!
Sim, parece absurdo, e é. Mas foi o que fizeram nessa moção de repúdio aos organizadores do evento.
Vejam a nota dos “professores” na íntegra. Volto depois:
Os professores do ensino privado do Rio Grande do Sul,
reunidos na assembleia geral do Sinpro/RS, repudiam a iniciativa do Sinepe/RS
de promover a palestra “Ideologização nas escolas: o abuso da liberdade de
ensinar”, de Miguel Nagib, fundador da ONG Escola sem partido, no Seminário de
Diretores a realizar-se no dia 26 de maio, em Porto Alegre.
O repúdio dos professores estende-se ao Projeto de Lei 867/2015 que pretende
incluir entre as diretrizes e bases da educação nacional o Programa Escola sem
Partido, de autoria do deputado federal Izalci Ferreira (PSDB/DF).
A iniciativa reabre o debate sobre a possibilidade da “neutralidade” da ação
educativa desprovida de concepção política. Retirar da educação esse caráter é
privá-la de sua essência. O que é a escola senão um espaço essencialmente
político com vista à escolarização da população, capacitando-a a ler e
escrever, produzir conhecimentos sobre o seu tempo e espaço e estimular sua
autonomia de pensamento?
O cinismo da “escola sem partido” explicita que o “sem partido” é
partidário, sim, de uma concepção ideológica evidente: a ideologia liberal conservadora,
alheia à agenda dos direitos humanos, avessa aos movimentos sociais, suas
reivindicações e a repercussão dessas no mundo da escola.
Os professores reiteram que a escola deve ter o compromisso de construir uma
sociedade efetivamente democrática.
O silêncio que se pretende impor é uma forma brutal de escamotear as
desigualdades, injustiças e opressões que estão à vista de toda a sociedade.
Nesse sentido os professores conclamam a comunidade escolar, a sociedade gaúcha
e as instituições nacionais comprometidas com a democracia, com a liberdade e o
respeito às diferenças a rechaçarem essa iniciativa legislativa e a
proliferação desse ideário nas escolas.
Notem a facilidade com a qual esses “professores” abusam de
certos conceitos como democracia e liberdade. Para eles, a escola é local de
politizar sim, ou seja, de introduzir a agenda partidária e ideológica que
abraçam como cidadãos. Isso, segundo eles, é garantir a “autonomia” dos alunos,
ou seja, eles devem ser expostos a todo tipo de bandeira “progressista” em nome
da democracia.
E para provar como são plurais, o que fazem? Tentam calar o
contraditório! Querem impedir a manifestação de quem discorda deles. Escrevem
uma moção de repúdio para pressionar a entidade a cancelar a palestra e nunca
mais convidar palestrantes que discordam de sua agenda “social”. É o apreço que
demonstram pela liberdade na prática: nulo!
Esses “professores” admitem publicamente que não existe
neutralidade possível, nem mesmo como objetivo nobre. Para eles, querer ser
neutro e deixar o partido ou a ideologia de fora das salas de aula já é algo de
conservador ou liberal. Logo, como todos possuem algum viés, então vamos logo
escancarar e enfiar ideologia goela abaixo dos alunos indefesos!
Claro, nem toda ideologia, pois quando um
liberal ou conservador aparece para defender a neutralidade como meta, é logo
rechaçado com uma moção de repúdio. Deve se calar, e deixar o ambiente livre
para os “democratas” que defendem o MST ou a ditadura cubana. Entenderam?
É tudo muito bizarro. E são “professores” assim que estão
destruindo nossas crianças, incutindo nelas slogans marxistas, vendendo
bandeiras ideológicas e partidárias como soluções mágicas e subvertendo valores
e conceitos, como democracia e liberdade. Precisamos combater esses militantes
disfarçados de professores o quanto antes. Essa é a luta para
salvar nosso país das garras desses socialistas.
Tanto que será o tema do meu próximo livro, que vai contar
justamente com a parceria de Miguel Nagib. Não vamos aceitar calados essa tentativa
de se transformar as escolas e universidades em braços partidários de gente sem
escrúpulos, que enxerga os alunos como massa de manobra para seus anseios
utópicos e arrogantes de “reconstruir a sociedade”.
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